Líder imparável em Braga
26 Mar, 2022
Segunda parte demolidora resultou em reviravolta e goleada (1-8)
De regresso a Braga, mas desta vez a contar para a 20.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, neste sábado, o SC Braga por 1-8.
Depois do 1-5 para a Taça de Portugal na mesma quadra e frente ao mesmo rival, a turma de Alvalade voltou a golear os bracarenses. Desta vez, precisou de operar uma reviravolta, mas depois de chegar ao empate já em cima do intervalo, os Leões rubricaram uma segunda parte demolidora diante do sexto classificado para somar a 15.ª vitória consecutiva nesta fase da época. Zicky (dois), Fernando Cardinal, Diego Cavinato (dois), Miguel Ângelo, Guitta e Pany Varela foram os autores dos golos.
Ainda sem o lesionado Erick Mendonça, mas com Guitta, Tomás Paçó, João Matos, Cavinato e Alex Merlim na quadra, os Leões deram o início à partida, que começou bastante repartida, com vários duelos e os dois guardiões foram sendo postos à prova. O golo inaugural chegaria aos oito minutos e seria para o SC Braga, graças a um desvio decisivo de Allan Guilherme já dentro da área.
Para o Sporting CP, Merlim tentou uma resposta imediata, mas a iniciativa individual culminou com um remate ligeiramente ao lado. Era dos pés do camisola 29 dos Leões que surgiam as principais oportunidades Leoninas, porém sem efeitos prácticos no marcador. Os bracarenses, por sua vez, estavam compactos atrás e iam espreitando o ataque sempre que possível de forma rápida e objectiva.
Não faltava acção na quadra e eram os guarda-redes a fazerem a diferença. Primeiro, o guardião Leandro Costa esticou-se todo para impedir um grande golo a Cardinal e, pouco depois, só Tiago Brito evitou que Tomás Paçó desviasse a bola para a baliza deserta – excelente trabalho de Cardinal a recuperar e assistir.
Em crescendo no encontro, o Sporting CP assumiu o controlo e subjugou o SC Braga até alcançar o 1-1. Depois de mais duas situações falhadas por Cardinal e Pauleta, foi Zicky Té a encontrar o caminho para a baliza minhota. Ainda assim, primeiro foi Guitta a fazer uma defesa fundamental para que, no lance seguinte, o pivô recebesse de costas para a baliza, rodando antes de atirar a contar, fixando o empate ao intervalo. Daqui em diante, tudo mudaria.
Motivados e implacáveis, os Leões soltar-se-iam na segunda parte, onde não só chegariam à vantagem como ainda a alargaram com muita eficácia. De longe, Cardinal fez o 2-1 e depois, em menos de um minuto, Cavinato bisou – um deles de livre directo – desenhando o 1-4 no marcador. Reatamento demolidor do Sporting CP que deixava a vitória mais perto, embora ainda faltassem cerca de 15 minutos por jogar.
A seguir foi a vez de Miguel Ângelo perfazer a mão cheia de golos em Braga e o guarda-redes Guitta também juntou o seu nome à lista de marcadores, fazendo o 1-6. A história da partida estava escrita, mas a contagem só ficaria fechada com os tentos de Pany Varela, outro de Zicky.
Assim, a turma de Alvalade sai de Braga com mais três pontos, atingindo os 57 no campeonato, liderando de forma isolada com mais dez pontos do que o SL Benfica -ainda tem de disputar o seu jogo deste fim-de-semana. Na próxima jornada, os Campeões Nacionais e Europeus da modalidade recebem o Viseu 2011 ADSC no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Guitta [GR], Tomás Paçó, João Matos [C], Diego Cavinato, Alex Merlim, Bernardo Paçó [GR], Zicky Té, Fernando Cardinal, Pauleta, Pany Varela, Caio Ruiz e Miguel Ângelo.