João Matos: "Estou muito feliz por atingir esta marca"
28 Out, 2022
Capitão do futsal é o jogador com mais encontros na UEFA Futsal Champions League
Ao ter iniciado a partida de quinta-feira entre a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal e os cazaques do MFC Ayat (vitória Leonina por 1-7), João Matos isolou-se na liderança da lista dos jogadores com mais desafios disputados na história da UEFA Futsal Champions League: 70.
O capitão verde e branco estava empatado com Rizvan Farzaliyev (Olimpik Baku/Araz Naxçivan/Baku United) e Lúcio (Action 21 Charleroi/Iberia Star Tbilisi/Futsal Team Charleroi), ambos com 69 jogos na mais importante competição de clubes do futsal europeu, e tem agora o novo recorde.
Em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP, João Matos - vencedor da UEFA Futsal Champions League em 2019 e 2021 - admitiu que se trata de "uma marca que é importante pelo historial de conquistas" do emblema de Alvalade. "É um orgulho muito grande entrar na história do futsal como o jogador com mais jogos na UEFA Futsal Champions League, que é a melhor prova de clubes no Mundo. É também um sinal que o Sporting CP esteve muitas vezes presente nas grandes decisões, o que faz com que eu tenha muitos jogos. Felizmente, estive nesses momentos e faço parte de uma história bonita do Clube que me catapultou para este recorde. Não penso em recordes individuais, mas sim em fazer o meu trabalho bem feito. Essa consistência fez com que chegasse a estes números, que são grandes e bonitos. Estou muito feliz por atingir esta marca", contou.
O internacional português não escondeu que "nunca esperaria alcançar" o que acabou por conseguir, mas assegurou ter "a consciência de que estes números vão ser batidos e Deus queira que seja por um jogador do Sporting CP". "É alcançável e, pelo momento do Clube, mais fácil se torna porque é presença atrás de presença. Mas nunca imaginava, na minha vida, alcançar tudo isto, seja títulos, jogos pelo Clube ou pela selecção. Esta aventura, esta caminhada e este trajectos têm sido extraordinários. Ainda há muito para conquistar na minha carreira. Quero ampliar este número, continuar a fazer história a nível colectivo e continuar, a nível indvidual, a atingir marcas interessantes que me deixam com orgulho", acrescentou.
Por fim, João Matos falou sobre os objectivos para 2022/2023 na competição europeia: "Faltam-nos seis finais pela frente para atingirmos o nosso objectivo. Por isso, que sejam seis jogos a mais nesta época de UEFA Futsal Champions League, que vai ser, certamente, duríssima como tem sido nesta ronda principal. Estamos cientes das nossas ambições e qualidade e acreditamos que vamos fazer mais seis jogos".