Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

A todo o gás rumo aos quartos-de-final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
25 Fev, 2023

Futsal goleou Albufeira FC no Pavilhão João Rocha (12-0)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal confirmou, este sábado, a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal após golear o Albufeira FC por 12-0 no Pavilhão João Rocha. Diego Cavinato (três), Anton Sokolov (dois), Erick Mendonça, Esteban Guerrero, Bruno Maior – estreia a marcar na equipa principal -, Hugo Neves, Pauleta e Alex Merlim, além de um auto-golo, construíram a vitória. 

De forma implacável, os Leões de Nuno Dias confirmaram desde cedo a sua superioridade (5-0 ao intervalo) perante o emblema algarvio da II Divisão - actualmente líder isolado da série 2 da fase de manutenção – e já aguardam o próximo adversário na prova-rainha, que sairá do embate desta noite entre CR Leões de Porto Salvo e SC Braga.

Até seriam o Albufeira FC o primeiro a ameaçar, visando a baliza defendida por Bernardo Paçó, mas na resposta tanto Alex Merlim como Cavinato – ao poste – ficaram muito perto de marcar. Como seria de esperar, o ascendente foi verde e branco e com ele chegou o golo inaugural também, com Cavinato, à passagem do quarto minuto, a rematar de primeira e já dentro da área para o fundo das redes.

Sem tirar o pé do acelerador, o Sporting CP continuou a carregar e, pouco depois, dilatou a vantagem com dois golos consecutivos de Sokolov – no primeiro tirou dois adversário do caminho e atirou cruzado, enquanto no seguinte finalizou a bel-prazer, sozinho, em zona privilegiada.

Já depois de Nuno Dias ter dado entrada aos jovens Tiago Macedo e Bruno Maior, que hoje voltaram a ter vários minutos na quadra, não tardaria em chegar o 4-0, desta feita nascido a partir de uma bola parada e finalizado por um grande pontapé de Erick.

O domínio verde e branco continuou e com reflexo no resultado, apesar de uma série de boas transições feitas pelo conjunto algarvio. Assim, até ao intervalo foi Cavinato a desenhar a mão cheia de golos no marcador que seguiu para o segundo tempo, encaminhando o triunfo verde e branco.

Já com Guitta na baliza, a turma de Alvalade reatou a eliminatória da mesma forma que a terminou: em cima do Albufeira FC e com muita eficácia. Num período de cinco minutos, o Sporting CP multiplicou a sua vantagem até ao 8-0, graças ao oportunismo de Esteban, ao hat-trick de Cavinato e ainda à estreia a marcar pela equipa principal, aos 19 anos, de Bruno Maior.

Embora o jogo e a passagem estivessem praticamente decididas, os comandados de Nuno Dias continuaram a acumular ocasiões de golo e a defensiva algarvia foi-se defendendo como podia. No entanto, Hugo Neves e um auto-golo de Jaílson Carvalho perfizeram o 10-0 no marcador.

Com cerca de seis minutos e meio por jogar, os Leões até chegariam à quinta falta, mas não mais do que isso, até encerrarem o resultado. Depois de João Matos ter acertado no poste, Pauleta e Alex Merlim também se juntaram à lista de marcadores para fecharem o 12-0 final. Já do lado algarvio, Rodrigo Alves teve um frente-a-frente perto do fim para apontar o golo de honra, mas foi negado por Guitta.

Confirmada a quarta vitória consecutiva em todas as competições – e já o 18.º jogo seguido sem perder -, o Sporting CP continua com a Taça de Portugal na mira, à procura de conquistar a prova pela quinta edição consecutiva – desde 2017/2018 que só os Leões levantam o troféu.

Agora, segue-se para a turma de Alvalade uma jornada determinante: uma visita ao SC Braga para o campeonato, num duelo entre os dois líderes da prova, que somam igualmente 41 pontos.

Sporting CP: Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Bruno Maior, Hugo Neves, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Tiago Macedo, Anton Sokolov, Diego Cavinato, Pany Varela, Miguel Ângelo, Alex Merlim e Esteban Guerrero.