Leões nas meias-finais do Campeonato Nacional
19 maio, 2023
Sporting CP deixou a ADCR Caxinas pelo caminho após dois jogos
A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal garantiu, nesta sexta-feira, a passagem às meias-finais do Campeonato Nacional, depois de vencer a ADCR Caxinas por 3-0 no segundo jogo do play-off dos quartos-de-final.
Depois do triunfo por 2-9 no primeiro jogo, aos Leões bastava mais um triunfo para seguirem em frente na prova e a oportunidade não foi desperdiçada, numa partida em que Zicky Té, Erick Mendonça, Bernardo Paçó e Diogo Santos ficaram de fora.
Os comandados de Nuno Dias entraram bem no jogo e focados na baliza, obrigando o guarda-redes adversário a mostrar serviço por diversas vezes logo no início, mas aos cinco minutos Tiago Sacramento nada pôde fazer à “bomba” de Guitta, que deu 1-0.
Aberto o marcador, a turma de Alvalade foi à procura de aumentar a vantagem, mas o guardião da ADCR Caxinas continuou a mostrar-se em noite sim e foi continuando a levar a melhor, tendo até ficado maltratado num remate de Tomás Paçó que defendeu com a cara.
Tudo isso ainda antes dos dez minutos, mas os dez minutos seguintes foram quase idênticos. A dinâmica do jogo manteve-se com o Sporting CP a ser muito superior e a criar uma série de ocasiões, que Tiago Sacramento foi negando até ao minuto 18, altura em que Hugo Neves, assistido por Pany Varela, fez o 2-0.
Assim, os Leões foram para o intervalo a vencer com dois golos de vantagem, uma vantagem confortável, mas curta para aquilo que se passou durante toda a primeira parte.
Na segunda metade, mais do mesmo, com o Sporting CP a entrar focado na baliza e Tiago Sacramento a adiar o golo Leonino, que acabou por chegar aos 24 minutos, por Esteban Guerro que recebeu de Tomás Paçó e, ao segundo poste, só teve de encostar.
O certo é que, apesar do prematuro 3-0, o guardião visitante continuou a manter o nível perante um Sporting CP que também desperdiçou várias oportunidades, mas que nunca baixou o ritmo.
Já Guitta, ao contrário do adversário, continuou a ser quase um mero espectador e, a meio da segunda metade, deu lugar a Gonçalo Portugal, que também não teve muito trabalho, mas que respondeu da melhor maneira quando foi chamado a intervir.
Até ao final do encontro, o resultado não se voltou a alterar, mas houve margem para Nuno Dias promover mais uma estreia: Abel Vaz, fixo de 18 anos, oriundo da formação verde e branca, foi a jogo e estreou-se assim na equipa principal Leonina.
O Sporting CP fica agora à espera do próximo adversário, que sairá da eliminatória entre o Eléctrico FC e o CR Leões de Porto Salvo, que ainda vão disputar mais um jogo.