Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Nova goleada e final four europeia na mira

Por Sporting CP
01 Dez, 2023

Segundo triunfo em casa deixa apuramento a um empate de distância

Num Pavilhão João Rocha muito bem composto, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu, esta sexta-feira, o Haladás VSE por 7-2 na segunda jornada do grupo C da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League.

Assim, os Leões de Nuno Dias igualaram o pleno de seis pontos no grupo do RSC Anderlecht Futsal, com quem vão discutir um lugar na final four no embate de domingo – o empate basta ao Sporting CP, que tem melhor diferença de golos.

Depois do 1-9 no jogo de ontem, o Sporting CP repetiu a dose de futsal intenso e ofensivo, sobretudo na primeira parte (4-1 ao intervalo) e voltou a simplificar cedo a tarefa, apesar da afoita réplica dos aguerridos húngaros orientados por Felipe Conde. Alex Merlim (três), Hugo Neves (dois), Taynan e Zicky Té foram os autores dos golos Leoninos.

Para enfrentar o actual tricampeão da Hungria, que no dia anterior tinha perdido frente ao RSC Anderlecht Futsal (5-2), mas no caminho para esta fase deixou boa imagem com um empate diante do Kayrat Almaty FC (2-2), Nuno Dias apostou num cinco inicial composto por Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Zicky, Alex Merlim (capitão) e Taynan – o guardião Henrique Rafagnin continuou ausente (lesão) da ficha de jogo e João Matos cumpriu um jogo de suspensão (acumulação de amarelos).

Assim que a bola começou a rolar na quadra, a turma de Alvalade lançou-se ao ataque e rapidamente protagonizou as ocasiões mais perigosas através de Taynan, Zicky e o próprio guardião Bernardo Paçó. E o golo verde e branco também não tardou, sendo da autoria de Alex Merlim, que aproveitou uma segunda bola após um livre e atirou forte e cruzado para o fundo das redes à passagem do quarto minuto.

Pouco depois, só o poste negou um novo golo ao Sporting CP, desta feita a Pany Varela. Na resposta, o Haladás VSE até se mostrou no ataque - dupla defesa de Paçó -, mas de forma fugaz, porque os Leões continuaram a dominar, monopolizando a posse de bola e somando oportunidade atrás de oportunidade. A insistência Leonina seria premiada ainda antes dos dez minutos, graças a um penálti sofrido e convertido por Hugo Neves.

Contudo, logo no minuto a seguir, uma bola saída de um pontapé de canto sofreu um desvio em Merlim e os húngaros não deixaram que a equipa de Nuno Dias fugisse já no marcador – o que acabou por ser inevitável. A toada do jogo - com um critério de arbitragem muito apertado - não se alterou e, depois de já ter acertado no poste, Taynan assinou mesmo o terceiro aos 13 minutos, seguindo-se logo o 4-1 de Zicky, que só teve de encostar depois de uma excelente jogada colectiva iniciada em uma (de muitas) subidas de Bernardo Paçó com bola.

De forma controladora, os Leões saíram para o intervalo a vencer por três golos de diferença, a margem necessária para garantir também uma melhor diferença de golos sobre o RSC Anderlecht Futsal – factor de desempate em caso de igualdade pontual.

Já no reatamento da partida, até foi Bernardo Paçó a ter de brilhar primeiro na baliza, mas prontamente, no ataque, o capitão Merlim chamou a si o protagonismo: flectiu da esquerda para dentro e marcou da forma que mais o caracteriza.

Sempre intenso, mas mais aberto, o jogo continuou com maior pendor ofensivo dos Leões, mas Paçó também teve mais acção e respondeu a bom nível. No entanto, o guardião foi surpreendido à entrada para os últimos dez minutos, quando um remate repentino de Ádám Vas numa transição reduziu para 5-2, mas por pouco tempo.

Já sem nada a perder, o Haladás VSE apostou de imediato no guarda-redes avançado, porém foi o Sporting CP a tirar proveito disso e, após uma rápida recuperação de bola, Alex Merlim voltou a ‘facturar’, agora com um chapéu bem medido para o fundo das redes - hat-trick do ‘mágico’ depois do ‘bis’ no jogo anterior.

O 6-2 revelou-se a melhor solução para arrefecer o jogo, mas a intensidade Leonina não decaiu e Hugo Neves, com um remate cruzado, foi o responsável por sentenciar o triunfo - o nono consecutivo nesta fase da época - sob mais um vigoroso apoio verde e branco nas bancadas do Pavilhão João Rocha.

Agora, os Leões de Nuno Dias vão à procura de garantir a quarta presença consecutiva na final four da UEFA Futsal Champions League – e a sétima nas últimas oito edições, com 2019/2020 a ser a excepção. Tudo se vai decidir no domingo (18h30) no jogo da terceira jornada em que o Sporting CP e os belgas do RSC Anderlecht Futsal vão discutir o primeiro lugar do grupo e, consequentemente, a vaga de apuramento para a fase de todas as decisões.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Hugo Neves, Wesley França, Pauleta, Anton Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Pany Varela, Tiago Macedo, Alex Merlim [C], Taynan.