Desaire no fecho da UEFA Futsal Champions League
05 maio, 2024
Futsal cede perante o SL Benfica e fica no quarto lugar da competição
A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal ficou no quarto lugar da UEFA Futsal Champions League, ao perder com o eterno rival SL Benfica por 3-6, este domingo, no jogo que definiu o terceiro e quarto classificados da competição.
Depois de terem saído derrotados frente ao FC Barcelona (5-4), na meia-final, os Leões voltaram ao Complexo de Desportos e Concertos Karen Demirchyan, em Yerevan, capital da Arménia onde está a decorrer a final four, para disputarem o sexto dérbi da temporada (até aí havia quatro vitórias e uma derrota do Sporting CP).
O SL Benfica começou por cima e testou os reflexos de Henrique Rafagnin em duas ou três situações de perigo, mas aos poucos o Sporting CP foi entrando na partida e também podia ter marcado, com Léo Gugiel a mostrar trabalho. Ao mesmo tempo, as equipas iam fazendo subir os seus guardiões para terem superioridade no momento ofensivo.
Aos nove minutos, as águias inauguraram o placard por Arthur, que encostou um cruzamento ao segundo poste. Apesar de a turma de Alvalade ter ficado à beira do empate logo a seguir, mais uma vez com Léo Gugiel a esboçar uma grande defesa, acabou por ser o SL Benfica a aumentar para 0-2, já com onze minutos, por Higor.
A partir daí, o Sporting CP carregou no ataque e somou várias ocasiões para reduzir a desvantagem. Primeiro foi Pany Varela que ficou perto de consegui-lo com uma ‘bomba’ travada por Léo Gugiel, depois Tomás Paçó que falhou o alvo por centímetros em novo grande remate, e Alex Merlim, que atirou com estrondo à barra na marcação de um livre directo.
Quando tudo apontava para que o 0-2 se mantivesse até ao intervalo, o Sporting CP conseguiu finalmente encurtar a diferença no marcador por intermédio de Henrique Rafagnin. A apenas sete segundos do descanso, o guarda-redes subiu no terreno e, praticamente da linha do meio-campo, fez o 1-2 com um potente disparo.
No regresso para a segunda parte, assistiu-se a um duelo frenético com três golos no espaço de um minuto. Aos 2’, Higor aproveitou uma desatenção Leonina para assinar o 1-3, segundos depois Taynan encostou para o 2-3 após assistência de Henrique Rafagnin, mas logo a seguir Higor chegou ao hat-trick ao apontar o 2-4.
Depois disso, o equilíbrio foi palavra de ordem, com as duas equipas a continuarem a criar oportunidades de golo. Do lado do Sporting CP, Tatinho ameaçou com um remate cruzado para defesa apertada, Merlim tentou a sorte de ‘bico’, e Zicky Té, por duas vezes, só não marcou porque Léo Gugiel revelou-se novamente decisivo.
Na recta final, Nuno Dias apostou no 5x4 mas foi o SL Benfica a retirar proveito dessa situação e a chegar ao 2-5 por Lúcio Rocha, de baliza aberta, a três minutos do fim. Logo a seguir, Zicky Té ainda reduziu e deixou tudo novamente em aberto (3-5), só que a 26 segundos da última buzina Lúcio Rocha bisou e fixou o resultado em 3-6 novamente de baliza aberta.
Os Leões voltam a entrar em acção dentro de uma semana, no próximo domingo, em casa do SCU Torreense, no arranque dos quartos-de-final dos play-offs da Liga.
Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], Tomás Paçó, Zicky Té, Alex Merlim e Taynan; Bernardo Paçó [GR], Tatinho, Diogo Santos, Hugo Neves, Wesley França, João Matos [C], Pauleta, Rafa Félix e Pany Varela.