‘Leões’ arrancam Campeonato com goleada
03 Out, 2015
Triunfo por 8-2 frente à Sanjoanense após 7-0 registado ao intervalo
A equipa de hóquei em patins começou da melhor forma o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, recebendo e goleando no Livramento a Sanjoanense por 8-2. Cacau, Luís Viana e André Centeno bisaram, tendo João Pinto e Ricardo Figueira apontado os restantes tentos de um encontro decidido por completo na primeira parte (7-0).
Aquilo que poderia ter sido o aspecto mais complicado de superar, o primeiro golo, demorou apenas... dois minutos: saída rápida de Tuco pela direita e assistência para Cacau encostar ao segundo poste. A Sanjoanense, a jogar 2:2, pouco ou nada arriscava em ataque posicional com receio das recuperações defensivas mas os ‘leões’ estavam em dia de grande inspiração e, já depois de uma grande oportunidade de Centeno, Cacau bisou ao concluir uma fantástica jogada individual já na área aos seis minutos.
O encontro conheceu depois uma fase de maior acalmia, sempre com a formação ‘verde e branca’ a dominar, e o 3-0 acabaria por chegar através de João Pinto aos 12 minutos... em inferioridade numérica: após um cartão azul a Cacau (num lance casual onde tentava aproveitar uma bola mais alta), o Mustang recebeu um passe longo de Tuco e sacou mais uma jogada de mestre que só não teve continuidade porque, 20 segundos depois, surgir mais uma oportunidade de 2x1 ainda em ‘under-play’, desta vez não concretizada.
Os visitantes acusaram esse momento do jogo e, já depois do 4-0 apontado por André Centeno, na sequência de uma transição, os ‘leões’ partiram para seis minutos finais diabólicos, chegando ao 7-0 com golos de Figueira e um bis de Luís Viana. Se não viu o jogo, aproveite os espaços informativos da Sporting TV e as repetições do jogo para ver o sexto tento ‘verde e branco’, um verdadeiro hino ao hóquei em patins por Zorro. No último lance antes do intervalo, Viana desperdiçou ainda uma grande penalidade.
No segundo tempo, o ritmo de jogo ainda teve alguns picos mas o Sporting nunca teve a mesma desenvoltura e sobretudo eficácia ofensivas, com Luís Viana a estar algumas vezes perto do 8-0 sem sucesso. Seria mesmo a Sanjoanense a reduzir por intermédio de Tiago Ferraz. Já depois de Viana e Tuco terem falhado livres directos, Centeno fez o 8-1 numa fase onde os ‘leões’ tinham mais dois elementos em campo, antes de Chico Barreira sentenciar o 8-2 final na marcação de uma grande penalidade.
Acrescente-se que, no decorrer da segunda parte, Zé Diogo cumpriu os últimos dez minutos e também o júnior Rodrigo Campelo foi chamado ao jogo por Nuno Lopes. Ricardo Figueira, a três minutos do fim, desperdiçou ainda uma grande penalidade.
Com este resultado, o Sporting passa a somar três pontos, juntando-se, para já, a FC Porto (10-1, Cambra) e Oliveirense (3-2, Juv. Viana) na liderança. Benfica-HC Braga, Turquel-Candelária, OC Barcelos-Paço de Arcos e Valongo-Física são os outros jogos desta ronda inaugural do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Na próxima jornada, os ‘leões’ defrontam no Minho o HC Braga, partida adiada para dia 14 em virtude da primeira mão da Supertaça Europeia frente ao Barcelona no próximo sábado.