Goleada rumo aos 'quartos'
16 Fev, 2025
Leões do hóquei superam SC Tomar por 4-1
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o SC Tomar no Pavilhão João Rocha por 4-1 nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, seguindo assim para os 'quartos' da prova - onde vai encontrar o HC Braga.
Em busca da quinta vitória consecutiva, os Leões entraram com Ângelo Girão, Gonzalo Romero, Alessandro Verona, Rafa Bessa e Toni Pérez e depararam-se com um SC Tomar aguerrido nos primeiros minutos. Ainda assim, os da casa não deixaram de criar perigo e fizeram-no aos dois minutos pelo stick de Rafa Bessa, mas o guarda-redes António Marante defendeu.
Pouco depois, uma ocasião ainda mais clara quando, na conclusão de um contra-ataque, Toni Pérez acertou no ferro. Foi a primeira vez que cheirou, de facto, a golo no Pavilhão João Rocha.
O 1-0 aconteceu mesmo aos oito minutos: primeira investida de João Souto defendida por António Marante com a bola, depois, a sobrar para Alessandro Verona, que assistiu Facundo Bridge para a finalização certeira.
Não demorou muito até ao 2-0, que chegou aos 12' com um fenomenal passe de Gonzalo Romero para João Souto, com tempo e espaço, facturar.
O Sporting CP estava por cima e ia controlando as incidências, ainda que as oportunidades claras não tivessem sido muitas até ao intervalo. Roc Pujadas foi um dos que ameaçou aos 19' e, em cima da buzina dos 25', o conjunto de Edo Bosch conquistou um livre directo, mas João Souto não conseguiu converter com sucesso.
No final da primeira parte, 2-0 no marcador.
Ângelo Girão negou o golo a Filipe Almeida no início da segunda parte e, ainda aos 29 minutos, Toni Pérez ficou muito perto de marcar e só não o fez graças a António Marante.
Seria um aviso real, uma vez que o camisola 57 enviou mesmo a bola para o fundo das redes aos 31', na recarga após uma primeira investida de Alessandro Verona ao ferro.
O SC Tomar continuou a ameaçar e Guilherme Silva teve duas grandes oportunidades; na primeira, Ângelo Girão defendeu, enquanto na segunda, de grande penalidade, atirou ao lado. Do outro lado, de livre directo, Gonzalo Romero também não converteu com eficácia e, pouco depois, acertou no poste.
O 4-0 aconteceu a 12 minutos do fim, com Toni Pérez a bisar após boa jogada colectiva.
Os visitantes continuaram a procurar o golo de honra e voltaram a ter direito a uma grande penalidade, mas Ângelo Girão ganhou o duelo com Rémi Herman. Já nos dez minutos finais, Gonçalo Neto acertou no ferro Sportinguista.
O Sporting CP controlou bem as incidências quase até ao final, sendo que o SC Tomar ainda teve mais um livre directo a castigar as dez faltas dos visitados, mas Ângelo Girão foi mais forte do que Gonçalo Neto.
A 12 segundos do fim, o SC Tomar conseguiu mesmo o golo de honra num disparo de longe de Alexandre Marques, fechando as contas em 4-1.
Os quartos-de-final, marcados pela recepção ao HC Braga, estão previamente marcados para 15 de Março. Na próxima semana, os Leões recebem o SL Benfica para o Campeonato Nacional.
Sporting CP: Ângelo Girão [C] [GR], Rafa Bessa, Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero e Zé Diogo Macedo [GR].