Vitória 'sem espinhas' no arranque da segunda volta
12 Fev, 2025
Hóquei visitou e derrotou o HC Braga por 4-0
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu, esta quarta-feira, o HC Braga por 4-0, em partida da 14.ª ronda da fase regular do Campeonato Nacional, a primeira da segunda volta.
Neste encontro, estiveram frente a frente sétimo e segundo classificados da liga, que na temporada 2024/2025 - com saldo favorável aos Leões de duas vitórias e um empate - já se tinham enfrentado por três ocasiões; uma, na primeira jornada, e outras duas na WSE Cup.
O Sporting CP mostrou-se muito autoritário desde o primeiro minuto e puxou dos galões para levar consigo os três pontos na bagagem, quebrando a boa série caseira dos anfitriães, que não perdiam no recém-inaugurado Pavilhão das Goladas há quatro jogos.
Com Ângelo Girão, Alessandro Verona, Toni Pérez, Henrique Magalhães e Nolito Romero no cinco inicial, a equipa de Edo Bosch chegou cedo à vantagem na partida. Foi através da magia de ‘el tigre’ Alessandro Verona - que, aos quatro minutos de jogo, conseguiu encontrar espaço na defensiva bracarense e rematar para golo, com a bola a desviar ainda no patim do jogador do HC Braga.
A 17’29 do fim da primeira parte, o HC Braga beneficiou de um livre directo, mas Ângelo Girão "encheu a baliza" e negou o golo à equipa da casa.
Logo depois, aos dez minutos e numa jogada de muita paciência, o Sporting CP chegou ao 2-0. Nolito Romero, com uma assistência cirúrgica após um excelente esforço colectivo, serviu o compatriota Facundo Bridge e permitiu ao argentino apontar o seu sétimo golo na temporada.
O Sporting CP foi gerindo a vantagem e pela frente encontrou um HC Braga expectante, à procura das transições rápidas para surpreender Ângelo Girão, sempre muito atento e forte no um contra um. No entanto, a superioridade Leonina e a consistência defensiva da equipa foram evidentes.
No lado oposto do rinque, o guardião Diogo Fernandes também disse 'presente' e evitou, por diversas ocasiões, o terceiro golo verde e branco, em resposta às boas stickadas de Alessandro Verona e Matías Platero.
O Sporting CP chegou assim ao intervalo a vencer por 2-0, após uma primeira parte que correu de vento em popa à equipa Leonina, que foi impondo na pista o seu ritmo de jogo.
Logo no recomeço da partida, Facundo Bridge falhou isolado o bis e depois foi Nolito Romero a acertar no ferro, mas o 3-0 chegaria mesmo pelo stick de Rafael Bessa, que aos 29 minutos, servido por Bridge, apareceu a furar por entre os adversários e a dar uma almofada confortável ao resultado.
A formação Leonina continuou em busca de avolumar o marcador e, aos 32’, Alessandro Verona inscreveu pela segunda vez o seu nome na ficha de jogo, após uma boa intercepção e mais uma assistência, em velocidade, de Facundo Bridge.
Numa segunda parte onde Ângelo Girão foi poucas vezes chamado a intervir, o Sporting CP nunca esmoreceu na pressão e deu muito trabalho a Diogo Fernandes, que foi travando como pôde o fervor ofensivo da formação de Edo Bosch. Instalados no meio rinque adversário, os Leões controlaram todas as fases da partida e estiveram sempre mais perto de aumentar a vantagem do que de sofrer um golo. Contudo, o resultado não mais sofreu alterações.
Contas feitas, a melhor defesa da prova consegue fechar mais um jogo sem sofrer golos – é a terceira vez que acontece esta temporada, e, coincidentemente também, a tarceira vez em que, com a baliza a zeros, a equipa Leonina vence pela margem de quatro golos.
Na perseguição ao líder SL Benfica, o Sporting CP soma 36 pontos e está a apenas um ponto do primeiro lugar. Os Leões voltam agora ao rinque já no próximo domingo, em busca do apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal. O encontro frente ao SC Tomar, marcado para as 19h00, vai acontecer no coração das modalidades Leoninas, o Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Rafael Bessa, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Nolito Romero e Zé Diogo [GR].