Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

A força do poderio polaco

Por Sporting CP
12 Fev, 2025

Desaire do Sporting CP frente ao B. Luk Lublin por 0-3 na 1.ª mão das meias-finais da CEV Challenge Cup

A equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu esta quarta-feira por 0-3, frente ao Bogdanka Luk Lublin, da Polónia, na primeira mão das meias-finais da CEV Challenge Cup.

O Sporting CP defrontava uma equipa com alguns dos melhores jogadores do Mundo – à cabeça Wilfredo Leon, um zona quatro cubano naturalizado polaco e ainda o líbero da selecção do Brasil, Thales Hoss, mas também o excelente oposto Kewin Sasak e o central búlgaro, Aleks Grozdanov, entre vários outros. 

E vale a pena lembrar que a Polónia foi vice-campeão olímpica de voleibol em Agosto do ano passado, nos Jogos de Paris com jogadores desta equipa a participarem no evento mais importante do Mundo que decorreu em França.   

Na teoria a missão já era muito difícil para o Sporting CP e na práctica, com o tempo, assim se provou. A equipa polaca mostrou argumentos fortíssimos, nomeadamente no serviço, variado entre força a potência e sempre intencional.

Terá sido por aqui que se começou a desenhar a supremacia da formação polaca. Aos serviços bombásticos da equipa visitante várias vezes o Sporting CP não conseguiu a melhor recepção e os ataques ficaram mais difíceis.

A formação Leonina teve bons momentos, mas a consistência do conjunto polaco foi maior. No primeiro set, houve empates até aos seis pontos para cada lado, com Martin Licek a conseguir, inclusivamente, assinar um ás.

Mas com a estatura, capacidade de bloco e de contra-ataque, o Luk Lublin somou três pontos consecutivos que deixavam perceber a força do conjunto visitante.

Pelo tempo fora assim se verificou, com o 10-16 a começar a encaminhar o primeiro set para os polacos. O 11.º ponto do Sporting CP foi notável, um lance em que veio ao de cima a capacidade da formação de João Coelho, com excelentes intervenções defensivas, muita garra e Kelton Tavares a fechar a jogada que levantou o público Leonino no Pavilhão João Rocha. Um extraordinário momento de equipa, a justificar o mérito da presença da formação de João Coelho nas meias-finais da prova europeia de voleibol.

Contudo, a maior força da equipa polaca no serviço e no bloco acabou por ditar o desfecho do set, que terminou em 18-25, com o Sporting CP a ter bons pontos de Jan Galabov, Martin Licek e Edson Valencia, num parcial que teve a duração de 25 minutos.

No segundo set, a equipa visitante começou a conseguir marcar diferenças aos 2-5, novamente com o bloco a carburar bem. Um ás de Kelton Tavares e outro de Yurii Synytsia (o Sporting CP conseguiu vários bons serviços), aproximou os Leões a 8-10, diferença que subsistiu até aos 9-11, num bom ponto de Edson Valencia.

Contudo, a formação polaca distanciou-se para o 12-20, com Wilfredo Leon arrasador no serviço. Uma excelente recuperação do Sporting CP no marcador levou o marcador até aos 17-20, com Kelton Tavares magnífico no serviço, Jonas Aguenier e blocar em grande estilo e Licek a rematar com qualidade.

Destaque também para as boas entradas de Armando Velásquez e de Vinícius Lersch no Sporting CP, com bom primeiro toque deste último e boas distribuições de Armando Velásquez. Licek ainda conseguiu um excelente serviço a 21-24, mas o Luk Lublin fez o 21-25 no segundo parcial, que durou 27 minutos.

No terceiro set, o Sporting CP começou melhor do que o adversário ecom muita entrega e qualidade e ganhou vantagem de 4-2 e depois a 10-8, fase na qual Kelton Tavares conseguiu um excelente ponto.

O conjunto visitante empatou a seis pontos e quando Wilfredo Leon foi para a linha de serviço, a diferença começou a aparecer para o lado polaco. Três ases do internacional polaco deram o 12-14, o jogo continuou equilibrado até aos 16-17, mas a mais forte ponta final da equipa polaca fechou o set nos 18-25 e o resultado em 0-3 para a formação do Luk Lublin.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (7), Vinícius Lersch, Kelton Tavares (7), Edson Valencia (10), Yurii Synytsia (1), Martin Licek (12), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Jonas Aguenier (2), Breno Nascimento, Armand Velásquez, Nicolas Perren [L], Alejandro Vigil.