Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

'Leões' caem em Valongo

Por Jornal Sporting
20 Mar, 2016

Sporting CP derrotado por 5-3 e falha o assalto ao quarto lugar

Os comandados de Nuno Lopes deslocaram-se ao Norte do País para defrontar o Valongo, mas não conseguiram levar a melhor e acabaram derrotados por 5-3, na 19.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. João Pinto, Poka e Ricardo Figueira fizeram os golos ‘leoninos’, que não foram suficientes para a conquista dos três pontos pretendidos. Em caso de vitória, o Sporting CP teria saltado para o quarto lugar da classificação, já que o OC Barcelos perdeu, ontem, frente ao Candelária.

O encontro começou muito disputado, com muita luta entre as duas equipas, mas também alguma relutância em relação ao que o adversário seria capaz de fazer, o que, por vezes, colocou a partida num impasse onde poucas oportunidades de golo surgiram. Isto na fase inicial do jogo, onde os remates de meia-distância predominavam e as ocasiões de golo escasseavam. E foi depois de um tiro de longe de Ricardo Figueira que o Valongo conseguiu chegar à vantagem, através de uma transição ofensiva muito rápida que terminou com a conclusão vitoriosa de Xavier Cardoso, a bater Girão para o primeiro da tarde. Na reposição de bola, os ‘leões’ tentaram chegar ao empate, de imediato, e Luís Viana aproximou-se da baliza, acabando derrubado no interior da área: frente a frente com Leonardo, ‘Zorro’ desperdiçou a grande penalidade e atirou ao lado do alvo.

João Pinto, já depois de se ter isolado mas falhado o golo na cara do guardião do Valongo, viria a estabelecer o empate aproveitando uma meia-distância de Poka, que viu o remate defendido por Leonardo, mas, na recarga, o internacional angolano estava atento e atirou para o 1-1. A igualdade duraria menos de um minuto, já que o juiz Rui Torres assinalou grande penalidade na área ‘leonina’, logo de seguida, e Nuno Araújo, na cara de Girão, não perdoou, recolocando a equipa da casa em vantagem com o 2-1. Na sequência do lance, o guardião ‘leonino’ acabou por ver o cartão azul, sendo excluído; para o seu lugar entrou Zé Diogo, mas teve pouco trabalho e, até ao intervalo, o resultado não sofreu alteração.

Já no segundo tempo, João Guimarães viu o cartão azul após falta dura sobre João Pinto, com cinco minutos da etapa complementar. Na conversão do livre directo, Poka não tremeu e executou bem, deitando Leonardo e colocando a bola por cima do corpo do guardião, fazendo o 2-2. Com nova igualdade, o jogo partiu-se e ambas as formações aceleraram as suas manobras ofensivas em busca do golo que desfazeria o empate. A vantagem acabaria por sorrir à formação da casa que, em nova transição rápida de 3x2, marcou por intermédio de Rúben Pereira, numa boa finalização. Os ‘leões’ beneficiaram, de imediato, de um livre directo para voltar a empatar, mas Poka desperdiçou a oportunidade e viu a sua equipa perder segurança defensiva nos minutos seguintes, permitindo ao Valongo dilatar o resultado para 4-2, com João Ramalho a aproveitar a assistência de Nuno Araújo para dificultar a vida aos ‘leões’.

A cinco minutos do fim, Tiago Losna foi derrubado na área do Valongo e, na conversão da grande penalidade, o capitão Ricardo Figueira não perdoou e reacendeu as esperanças ‘verde e brancas’, que muito tentaram chegar ao golo do empate que lhes permitisse dar a cambalhota no resultado, mas viram as suas aspirações traídas por uma formação do Valongo que foi capaz de sentenciar a partida através de Rúben Pereira, que bateu Girão na insistência após a primeira defesa do guardião ‘leonino’ e fez o 5-3 final.

Com este resultado, o Sporting CP permanece na quinta posição da tabela classificativa, com menos um ponto do que o quarto, OC Barcelos. O Valongo é agora sexto, a apenas dois pontos dos ‘leões’.