Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leão nos quartos-de-final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
03 Mar, 2022

Sporting CP segue em frente na prova rainha ao eliminar o Famalicense AC

A equipa masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu, esta quinta-feira à noite, o Famalicense AC por 2-5 e carimbou o passaporte para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

A partida iniciou em pista com Zé Diogo na baliza e João Souto, Matías Platero, Alessandro Verona e João Almeida na frente. Os rapazes de verde e branco entraram com muita sede de golo e de Taça, uma vez que este troféu foge ao Museu Sporting desde 1989/1990. Com tanta sede que, logo aos primeiros segundos de jogo, Alessandro Verona atirou para o 0-1 na partida. Primeira jogada, marcador inaugurado e já se rugia em Famalicão.

As tentativas eram sucessivas e na retina ficou o trabalho de Alessandro Verona, à passagem dos dez minutos de jogo, do mesmo sítio onde fez o golo, mas a bola foi defendida. Pouco depois foi a vez de Toni Pérez protagonizar uma oportunidade para dobrar o resultado.

13 minutos de jogo e surgiu o segundo tento do Sporting CP. Gonzalo Romero, que tinha acabado de entrar, atirou, na sua primeira investida à baliza, para o 0-2.

A sete minutos do fim da primeira parte, o Famalicense AC teve oportunidade de reduzir, através de livre directo, mas a bola foi atirada ao lado. Até que, aos 23 minutos, a equipa de Vila Nova de Famalicão reduziu por Nuno Silva. No último minuto, Zé Diogo teve duas importantes defesas, mesmo ao cair do pano do primeiro tempo.

E se o último protagonista, na primeira parte, foi Zé Diogo, nos segundos 25 minutos também foi dele o primeiro grande momento com uma preponderante defesa junto ao poste. Pouco depois João Souto teve a oportunidade de aumentar vantagem, mas o lance foi interceptado pelo guardião de Famalicão.

A seis minutos do fim, o Sporting CP chegou às dez faltas e o Famalicense AC beneficiou de um livre directo. João Candeias não desperdiçou e empatou tudo no Pavilhão Municipal de Famalicão.

O 2-2 persistiu até final do tempo regulamentar e obrigou aos dez minutos de prolongamento. A 27 segundos do fim da primeira parte, os golos Leoninos surgiram. Primeiro o 2-3 por Gonzalo Romero de livre directo e depois, a um segundo de terminar a metade inicial do tempo extra, Toni Pérez elevou o resultado para 2-4.

Foi preciso esperar pelos últimos 18 segundos da segunda parte para ver o quinto golo do Sporting CP, o 'bis' de Alessandro Verona. Era o selar do jogo e de uma vitória que parecia difícil, mas com um prolongamento bem jogado por parte da equipa Leonina.

No final da partida, Paulo Freitas admitiu que o Famalicense AC foi um adversário complicado, mas destacou o apuramento para a ronda seguinte. "Foi um jogo difícil, mas o objectivo principal de seguir em frente na Taça de Portugal foi atingido", disse o treinador verde e branco ao Jornal Sporting.

Na próxima fase da Taça de Portugal há dérbi entre eternos rivais com um SL Benfica vs. Sporting CP nos quartos-de-final.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR], Zé Diogo [GR], João Almeida, Filipe Martins, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, Gonçalo Nunes, João Souto, Toni Pérez, Henrique Magalhães e Gonzalo Romero.