Leões adiantam-se nos 'quartos'
11 maio, 2023
Sporting CP venceu o SC Tomar por 6-4
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal entrou com o patim direito nos quartos-de-final do Campeonato Nacional, ao vencer o SC Tomar por 6-4 no primeiro jogo da eliminatória que será decidida à melhor de três.
Jogo renhido diante de um adversário “duro de roer”, com o Sporting CP a entrar bem na partida e a entrar focado na baliza adversária, mas António Marante ia sabendo levar a melhor e Zé Diogo também quando foi chamado a intervir.
Assim, o marcador só foi aberto aos 12 minutos, na primeira bola parada da partida. Grande penalidade a favor do Sporting CP com Gonzalo Romero no frente-a-frente com António Marante a fazer o 1-0.
O SC Tomar respondeu de imediato e chegou ao 1-1, dois minutos depois, através de Filipe Almeida, com as duas equipas a irem assim para o intervalo empatadas a uma bola. Jogo totalmente em aberto para a segunda metade, que acabou por ser quase idêntica à primeira, mas com mais golos e com o Sporting CP a conseguir superiorizar-se.
Ainda assim, Ferran Font ainda teve uma bola no ferro logo no início, mas, depois de beneficiar da décima falta do SC Tomar, o Sporting CP voltou a marcar e a passar para a frente do marcador com mais um golo de Gonzalo Romero, desta vez de livre directo.
O 3-1 surgiu nem cinco minutos depois por Henrique Magalhães que, após receber de Toni Pérez, subiu no terreno e atirou certeiro à baliza, aproveitando a fraca visibilidade do guardião que tinha Tomás Moreira à frente.
A vantagem era justa, mas, três minutos depois, já estava tudo igual (3-3). O Sporting CP fez a décima falta e Tomás Moreira não falhou o livre, marcando o terceiro dos visitantes logo a seguir, também de livre, após falta em que Toni Pérez viu cartão azul.
Gonzalo Romero teve depois a oportunidade de voltar a colocar o Sporting CP na frente, mas não conseguiu converter o livre directo e a seguir o guardião visitante voltou a mostrar serviço a um remate de Ferran Font.
Ia levando a melhor António Marante, mas aos 42 minutos, nada pôde fazer a um remate de João Souto, que lhe fez passar a bola por cima do ombro. 4-3 no marcador e um resultado que durou apenas segundos porque o SC Tomar depressa fez o 4-4, desta vez através de Ivo Silva.
O SC Tomar teve depois a oportunidade de dar a volta ao resultado, beneficiando de um livre directo, que foi repetido, mas Zé Diogo levou a melhor em ambas as ocasiões e foi o Sporting CP que voltou a passar para a frente logo a seguir com um golo de Alessandro Verona.
À entrada para os últimos cinco minutos, Ferran Font e Gonzalo Romero falharam a oportunidade de aumentar a vantagem de bola parada e acabou por ser João Souto, a três minutos do fim, a fazer o 6-4 final.
Os dois emblemas voltam a medir forças no domingo, desta feita em Tomar, às 16h00. Uma vitória do Sporting CP garantirá desde logo a passagem dos Leões às meias-finais do Campeonato Nacional.