Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões cedem no desempate de penalidades da ‘negra’

Por Sporting CP
12 Jun, 2024

Desaire no jogo cinco das meias-finais dos play-offs

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu esta quarta-feira frente ao FC Porto, por 2-0 nas grandes penalidades, após empate a quatro golos no final dos 50 minutos regulamentares e a cinco golos já no prolongamento, resultado que afasta os Campeões Europeus da final do Campeonato Nacional, uma vez que o jogo na Dragão Arena era o decisivo para apurar um dos finalistas da liga da modalidade.

Um desaire que não fez justiça ao enorme esforço e capacidade da equipa Leonina, que assinou uma notável segunda parte, em que recuperou de 4-1 para 4-4, com grandes golos e muito talento e, depois, com os jogadores de Alejandro Domínguez a protagonizarem ainda uma situação de vantagem já no prolongamento. Mas vamos por partes.

Nos minutos iniciais da primeira parte, o Sporting CP criou diversas oportunidades, ensaiou vários remates perigosos, mas esbarrou noa boa exibição do guarda-redes da equipa azul e branca.

Foi o FC Porto a inaugurar o marcador, com pouco mais de 17 minutos para jogar no primeiro tempo, em remate na meia direita de Gonçalo Alves. A formação verde e branca respondeu de imediato e da melhor maneira ao golo sofrido, empatando num remate ‘enrolado’ de grande execução de Alessandro Verona.

Di Benedetto fez o 2-1 num contra-ataque em que se isolou e contornou a tentativa de defesa de Ângelo Girão, isto depois de muitos lances de perigo junto das duas balizas e do Sporting CP andar bem perto de se colocar em vantagem. Foi o FC Porto a consegui-lo, com cerca de 12 minutos para jogar, através de Mena, que fez o 3-1 num remate pronto e eficaz.

A dois minutos para o intervalo, um lance individual bem conseguido por Gonçalo Alves foi finalizado com um remate forte e colocado para o 4-1, resultado com que se chegou ao intervalo e que era castigo demasiado pesado para o rendimento do emblema de Alvalade em pista.

No segundo tempo e apenas com 40 segundos jogados, o Sporting CP reduziu a desvantagem para 4-2 numa grande execução de Toni Pérez, que, com uma ‘picadinha,’ desfeiteou o guarda-redes do FC Porto, no seguimento de um contra-ataque muito bem conduzido por Gonzalo Romero.

Teve uma excelente entrada em rinque na segunda parte a equipa Leonina, com diversas iniciativas atacantes de enorme perigo que pelo menos duas vezes só não deram em golo devido a grandes defesas de Xavi Malián. 
Com 11'37'' para o final, uma sublime execução de Ferran Font, de costas para a baliza e com oposição de Gonçalo Alves, culminou no 4-3, que relançava as ambições Leoninas em dar a volta ao resultado.

Com 10'48'' para jogar, o Sporting CP atingiu a décima falta, com Gonçalo Alves a não concretizar (Girão defendeu a primeira tentativa, com o árbitro a mandar repetir e o remate do internacional português a sair ao lado).

O Sporting CP acreditou e procurou o empate, com bons remates, como foi o caso de uma execução de Alessandro Verona defendida por Malián, e, com pouco mais de seis minutos para jogar, teve direito a um livre directo pela décima falta do FC Porto, mas João Souto atirou à trave. Quase de seguida e com 5’5666 para jogar, o Sporting CP empatou a quatro num soberbo remate de Rafa Bessa, descaído pela direita, após grande passe de longa distância de Gonzalo Romero.

Praticamente a seguir, Rafael Bessa quase bisava num excelente trabalho, defendido in-extremis por Malián. O jogo foi para prolongamento e, com 50 segundos jogados, Ferran Font bisou em nova grande execução, no seguimento de fantástico passe de João Souto.

Num jogo ‘louco’, Carlo Di Benedetto empatou a 21 segundos para o intervalo do prolongamento (5-5), num remate sem hipóteses para Ângelo Girão. No segundo tempo do prolongamento e após grande equilíbrio, uma investida de Toni Pérez, mesmo no último segundo, embateu no ferro da baliza defendida pelo FC Porto.

No desempate das grandes penalidades, Edu Lamas deu vantagem ao FC Porto na segunda penalidade dos azuis e brancos, Gonçalo Alves transformou a seguinte, o Sporting CP não concretizou nenhuma nem antes, nem depois, com Rafael Bessa a acertar nos ferros na última tentativa para um final inglório e sem a recompensa para o grande trabalho da equipa Leonina, bem como para o fantástico apoio dos adeptos Sportinguistas na Dragão Arena.

Sporting CP: Ângelo Girão [C] [GR], Gonzalo Romero, Alessandro Verona, Rafael Bessa, Matías Platero, Henrique Magalhães, Toni Pérez, Ferran Font, João Souto e Zé Diogo [GR].