Jorge Fonseca em quinto no Grand Prix de Düsseldorf
21 Fev, 2016
Judoca eliminou número um do Mundo mas não conseguiu chegar às medalhas
Jorge Fonseca concluiu hoje a categoria de -100kg do Grand Prix de Düsseldorf no quinto lugar, após ter perdido nas repescagens frente ao iraniano Javad Mahjoub no jogo de atribuição da medalha de bronze da competição.
O internacional português, 22.º do ranking mundial que ficou isento da primeira ronda da fase preliminar, começou por vencer o montenegrino Danilo Pantic (156.º do ranking) por ippon, num combate que durou pouco mais de um minuto e meio (1.33). De seguida, Jorge Fonseca derrotou o georgiano Beka Gviniashvili (77.º do ranking) também por ippon, em 2.14 minutos.
No jogo decisivo da poule A, o ‘leão’ teve de ir a ponto extra no duelo com o número um do ranking mundial, Elmar Gasimov, do Azerbaijão, beneficiando de um castigo ao azeri com 5.31 minutos de combate.
Na meia-final, frente ao 12.º do Mundo, o cubano Jose Armenteros, Jorge Fonseca foi derrotado de forma inglória por yuko, perdendo também frente ao 31.º da hierarquia, Javad Mahjoub, por ippon após 51 segundos. A prova foi ganha pelo alemão Dimitri Peters.
De referir que Taciana Lima e Sergiu Oleinic também estiveram presentes no Grand Prix de Düsseldorf, com a atleta da Guiné-Bissau a ficar na fase preliminar e o luso-moldavo a conseguir um positivo nono lugar, eliminado pelo britânico Colin Oates.