Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Empate a um entre Sporting CP B e Freamunde

Por Jornal Sporting
21 Fev, 2016

'Leões' jogaram com menos um durante toda a segunda metade

A 31.ª jornada da Ledman LigaPro da II Liga opôs a equipa B do Sporting CP ao Freamunde. Os ‘leões’ receberam a equipa nortenha na Academia de Alcochete com menos nove pontos na tabela classificativa e quis o destino da partida que assim se mantivesse.

A equipa ‘leonina’ entrou muito bem no jogo, criando um lance perigoso logo no primeiro minuto e depois de uma recuperação de bola de Filipe Chaby no meio-campo adversário. O número 43 dos ‘leões’ caiu para o corredor esquerdo, aproveitando o espaço exterior, e cruzou para Geraldes, mas este acabou por não chegar à bola por centímetros. O Sporting CP B guardava a bola e não dava a iniciativa ao adversário, mas o jogo estava a ser bastante disputado a meio-campo e a baixa estatura dos três jogadores ‘leoninos’ que ocuparam essa zona – Francisco Geraldes, Ryan Gauld e Kikas – não ajudou nos duelos físicos. Aos 11 minutos, Francisco Geraldes descaiu para o lado direito do ataque e ‘abriu o livro’, passando a bola por cima do seu opositor directo num drible de excelente efeito e rematando de primeira ainda fora da grande área, mas o remate acabou por sair à figura do guardião do Freamunde. D

Daniel Podence e Francisco Geraldes estiveram bastante irrequietos no corredor direito e brindaram os presentes com excelentes combinações, enquanto o adversário tentava aproveitar as transições rápidas e as bolas paradas para chegar à baliza do Sporting CP B. Foi nessa ordem de ideias que a equipa ‘verde e branca’ criou um outro lance perigoso, aos 21 minutos, mas Betinho, já na pequena área, não conseguiu finalizar da melhor maneira a assistência de Daniel Podence que, mais uma vez, tinha combinado com Geraldes pelo lado direito do ataque. De destacar um bom remate de Pedrinho aos 30 minutos: o jogador do Freamunde foi o mais esclarecido durante a primeira parte, também motivado pelo prémio de melhor jogador de Janeiro da II Liga. Foi a terminar a primeira parte que o jogo se complicou para os comandados de João de Deus: Kikas vê o segundo amarelo em cima do intervalo, numa jogada em que o trinco ‘leonino’ escorrega e acaba por travar o contra-ataque da equipa visitante.  

A expulsão de Kikas obrigou o técnico dos ‘leões’ a prescindir do avançado e a reforçar o meio-campo, através da entrada de Zezinho. Com mais um jogador em campo, o Freamunde passou a circular a bola sem a pressão intensa que o Sporting CP tinha vindo a fazer até então. Os primeiros minutos da segunda metade da partida foram complicados para a equipa ‘leonina’ que até permitiu um remate de Ivan Perez logo aos 46’, mas este acabou por sair um pouco ao lado da baliza de Stojkovic. Os jogadores do Freamunde aumentaram a intensidade e o ritmo da partida e conseguiram chegar à vantagem depois de uma transição rápida. Celeste cruzou colado à linha lateral direita e Ivan Perez apareceu na grande área para rematar, enquanto Zezinho continuou parado, pedindo fora-de-jogo. O lance prosseguiu e já depois de uma defesa em esforço de Stojkovic a remate de Perez, Diogo Ramos só teve de encostar para o fundo da baliza e colocar o Freamunde na frente do marcador.

Apesar das contrariedades, o Sporting CP B nunca desistiu e tentava jogar no meio campo do adversário. Depois da saída de Chaby e da entrada de Mama Baldé, os ‘leões’ acrescentaram velocidade às saídas ofensivas. Daniel Podence foi um dos mais inconformados e, apesar de superar os adversários – ora na velocidade, ora nos pormenores técnicos -, os seus cruzamentos iam sempre parar às mãos de Marco. A partir dos últimos 20 minutos, o Freamunde começou a baixar o ritmo da partida, sendo incapaz de criar lances de golo, mesmo em superioridade numérica. Tentando entrar pelo corredor central, Daniel Podence acaba por sofrer uma falta muito perto da grande área adversária, originando o livre que iria permitir o empate. Francisco Geraldes, sem tomar muito balanço, colocou a bola no ângulo direito da baliza contrária e alguma justiça no marcador. Até final, o árbitro ainda concedeu um ‘penalty’ a favor do Freamunde – aos 80 minutos –, mas Pedrinho falhou a baliza de forma desastrada, fazendo a bola passar muito por cima do travessão.

Este resultado fez com que a equipa B do Sporting CP mantivesse o 12.º lugar da tabela classificativa. Na próxima jornada, os ‘leões’ deslocam-se até ao Algarve para defrontarem o Olhanense.