Alexis Santos bateu mais um recorde num dia muito positivo da natação leonina
01 Abr, 2017
Nadador leonino bateu o recorde nacional dos 200 metros estilos, tendo registado o segundo melhor tempo do mundo deste ano civil
A natação do Sporting CP esteve novamente em grande plano no terceiro de quatro dias dos campeonatos nacionais de juvenis, juniores e absolutos, com especial destaque para Alexis Santos, que bateu mais um recorde nacional.
O nadador leonino sagrou-se campeão nacional dos 200 metros estilos, tendo batido um recorde que já perdurava desde 2013. Alexis terminou o percurso com o tempo de 1.58,88 minutos, marca que é a segunda melhor do mundo no ano civil, ficando apenas atrás da do japonês Daiya Seto (1.58,40 minutos). Mais um grande resultado para o atleta dos verdes e brancos, que recorde-se fez parte da equipa de estafetas de 4x200 metros livres que na véspera bateu o recorde nacional. Uma prova em que de resto também bateu o recorde nacional dos 200 metros livres.
Além do resultado de Alexis Santos, os leões conseguiram ainda conquistar mais três lugares no pódio nas finais A. Nos 200 metros livres masculinos, o Sporting CP esteve representado por cinco nadadores, com Igor Mogne a ser o melhor classificado, terminando na 2.ª posição (1.52,06 minutos). Francisco Rogério Santos ficou na quarta posição (1.53,48), Tiago Cunha Costa foi quinto (1.53,51, tempo que garantiu os mínimos para o campeonato da europa de juniores), Mário André Bonança acabou no sétimo lugar (1.54,15) e, por fim, Guilherme Pereira Dias terminou na nona posição (1.55,26).
Quanto ao sector feminino, Inês Fernandes conquistou a medalha de prata nos 100 metros mariposa, tendo batido o recorde pessoal e do Clube com o tempo de 1.02,65 minutos, mais 63 centésimos do que a atleta do Vilacondense, Ana Catarina Monteiro (1.02,02 minutos). Importa ainda referir que esta foi a terceira vez em três dias que a nadadora leonina ficou na segunda posição na competição. Por fim, Inês Anaís Charro também conquistou a prata nos 50 metros bruços. A nadadora do Sporting CP concluiu o percurso em 33, 17 segundos, ficando apenas atrás de Ana Pinho Rodrigues, da formação do Estamos Juntos, que bateu o recorde nacional (31,35 segundos).
Em suma, mais um dia de resultados muito positivos para a comitiva leonina, que deixaram Carlos Cruchinho, director e treinador da modalidade, naturalmente contente. “Foi um dia fantástico. Conquistámos vários pódios, títulos nacionais, com um tempo incrível do Alexis, que é nesta altura o segundo melhor do mundo, com o Tiago Cunha Costa a atingir o tempo mínimo para assegurar um lugar no campeonato da europa de juniores. Em jeito de conclusão, não podíamos esperar melhor. Todos os objectivos mais ambiciosos que tínhamos já foram atingidos”, assinalou, em declarações exclusivas ao Jornal Sporting.