Triunfo emotivo decidido na 'negra'
13 Fev, 2022
Leões batem AJ Fonte do Bastardo por 3-2
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu a AJ Fonte Bastardo por 3-2, este domingo, na décima jornada da série A da segunda fase do Campeonato Nacional.
Depois do triunfo alcançado no sábado sobre o Castêlo da Maia GC (0-3), os Leões de Gersinho voltaram a entrar em acção, desta vez para defrontar o actual líder da tabela, que chegou até este duelo com um registo de apenas uma derrota em toda a temporada nas provas internas.
O primeiro set deu logo uma amostra do que seria o encontro, com as duas equipas a jogarem sempre taco a taco e a lutarem por cada ponto até à última. O placard alternou quase sempre entre o empate e a vantagem mínima, quer para um lado quer para o outro, mas a turma da casa adiantou-se com um 20-19 e a partir daí embalou para um triunfo consumado por 25-22.
O segundo set foi diferente, com o equilíbrio a dar lugar a um ascendente da turma adversária. Apesar da partida ter sido novamente muito bem disputado, com nota de destaque para algumas jogadas de máxima intensidade que cruzaram a rede várias vezes, a AJ Fonte Bastardo abriu com um parcial de 4-8 e conseguiu gerir a vantagem até final (18-25), repondo o empate.
O terceiro set foi uma cópia do primeiro, com empates e vantagens mínimas constantes para ambas as partes, e o Sporting CP a assumir o controlo já na recta final. A partir do 18-17 no marcador, os Leões mostraram-se mais consistentes em todos os capítulos e não deram hipótese aos forasteiros, chegando mais uma vez à dianteira com parcial final de 7-3 (25-20).
O quarto set trouxe uma formação Leonina verdadeiramente esmagadora, como demonstra o 11-3 conseguido logo no arranque, só que o adversário iniciou depois uma recuperação que se traduziu no empate a 16-16. Até final, voltou o equilíbrio de parte a parte, só que desta feita a AJ Fonte Bastardo conseguiu superiorizar-se, levando a decisão para a 'negra' com um 23-25.
Os momentos finais do encontro foram jogados a alta intensidade e contaram com muita emoção. Galvanizados pelo forte apoio dos adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão João Rocha, os Leões chegaram à vitória com um 21-19 conseguido ao fim de seis (!) match points (quatro para o Sporting CP e dois para a AJ Fonte Bastardo), o que fixou o 3-2 no marcador.
Os Leões voltam a enfrentar nova dupla jornada no próximo fim-de-semana, com um embate no terreno do Leixões SC, no sábado, e um duelo com a AA Espinho, em casa, no domingo.
Sporting CP: Hugo Vinha, Tiago Pereira (2), José Masso (25), Victor Hugo, Kelton Tavares, Yohan León, Robinson Dvoranen [C] (6), Gil Pereira [L], Tiago Barth (22), Rafael Cavacanti, Frederico Santos (2), João Fidalgo [L], Thomas Douglas-Powell e Joaquín Gallego (20).