Voleibol despede 2022 com triunfo suado
17 Dez, 2022
Reviravolta em casa do Castêlo da Maia GC (2-3)
A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu, este sábado, o Castêlo da Maia GC por 2-3 no encontro que inaugurou a segunda jornada da série A da Liga.
Obrigados a aplicarem-se desde início, os Leões de João Coelho reagiram da melhor forma quando o jogo esteve em 1-2 (25-19; 20-25; 25-21), superiorizando-se nos derradeiros sets (13-25; 13-15) para vencer uma exigente partida fora de portas. Assim, a formação verde e branca fechou 2022 da melhor maneira, atingindo o quarto triunfo consecutivo nesta fase da época. Com 24 pontos marcados - os últimos dos quais decisivos no desfecho - José Masso esteve em destaque no plano individual.
Foi a formação da casa a começar melhor, deixando claras as suas intenções desde o set inaugural. O Castêlo da Maia GC abriu o marcador aos 7-4 para cimentar, daí em diante, a sua liderança quase sempre em margens de três e quatro pontos (17-13). Para os Leões, a diferença já não seria recuperável e o 25-19 final obrigou-os, desde logo, a correr atrás do prejuízo, embora a resposta tenha sido imediata.
A reacção verde e branca não tardou, inaugurando o segundo set com um 0-4 no marcador, antes de o equilíbrio tomar conta do jogo e os dois emblemas terem seguido a par e passo até à recta final. Aí, com 19-21, a turma de Alvalade tomou a dianteira do resultado com Kelton Tavares a contribuir no serviço e não mais a largou até concluir o 20-25 que repôs a igualdade na partida.
A seguir, o filme repetir-se-ia, porém o desfecho seria avesso ao Sporting CP, complicando de sobremaneira a missão Leonina. Ora, depois de um início sólido dos Leões (9-12), o Castêlo da Maia GC soube não só responder (16-16) como ainda se fez com a liderança - pela primeira vez no terceiro set - aos 18-17. E assim, sem ceder na fase decisiva, o conjunto nortenho levou a melhor de novo (25-21), desequilibrando o marcador para deixar o conjunto de João Coelho sem margem de erro no encontro.
Já a tudo ou nada para os Leões, a equipa não sentiu o golpe e respondeu à altura logo de imediato: abriu com um claro 6-12, manteve-se muito eficaz no ataque (10-18) e fechou rapidamente o quarto set em 13-25.
Seria a ‘negra’ a decidir o jogo, que sorriria meritoriamente à formação verde e branca, que se exibiu com muita segurança. Fazendo jus ao resto do embate, houve muito equilíbrio, as vantagens foram apenas pela margem mínima e constantemente anuladas de imediato no marcador (11-11).
Ainda assim, mais concentrado e assertivo, o Sporting CP disparou até ao 11-14, anotado graças a um serviço de José Masso, numa fase decisiva. O Castêlo da Maia GC, contudo, não desistiu e reduziu até ao 13-14, mas à incerteza Masso - determinante - respondeu com um toque subtil que fez a diferença, sentenciando a 'negra' e o jogo a favor dos Leões.
Assim, o conjunto de João Coelho soma cinco pontos neste arranque da segunda fase, que continuará em 2023.
Sporting CP: Josué López (18), José Masso (24), Toms Svans (7), José Jardim, Kelton Tavares (1), Thiago Gelinski, Gabriel Bertolini (1), Gil Meireles [L], Tiago Barth (3) Brian Melgarejo (11) e Joaquín Gallego (4).