João Coelho: "Encarar cada ponto como se fosse o último"
05 maio, 2023
Voleibol masculino recebe o Esmoriz GC este sábado (21h30)
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado o Esmoriz GC, no Pavilhão João Rocha, no jogo dois da final da Taça Federação, que se decide à melhor de três.
Depois da derrota por 3-1 no primeiro jogo, o treinador Leonino João Coelho sublinhou que não há margem de manobra, pelo que a equipa tem de “encarar cada ponto como se fosse o último”.
“Não podemos sequer pensar no terceiro jogo, no domingo, sem resolvermos primeiro o de sábado. Sendo uma final que se joga em nossa casa, temos a obrigação de colocar em prática a ambição de ganhar e terminar a época com duas vitórias. É esse o nosso único objectivo”, começou por dizer o técnico aos meios de comunicação Leoninos, ele que considera que os Leões têm de dificultar o trabalho da linha de recepção do adversário para vencer, mas não só.
“Essa é uma das componentes, a outra tem a ver com o nosso próprio jogo. No primeiro jogo estivemos mal no sideout e na recepção, enquanto o adversário esteve mais envolvido no contra-ataque pois defende muito. Temos mais capacidade de blocar e pontuar nas bolas difíceis do que o Esmoriz GC, até porque temos condições para ter uma oposição com maior dimensão física, mas isso não chega. Temos de resolver os problemas quando a bola estiver do nosso lado”, frisou.
“Não estivemos assim tão mal a criar problemas ao Esmoriz GC no primeiro jogo, mas fomos muito ingénuos no primeiro toque e no comportamento com bola, o que é fundamental”, atirou o líder verde e branco, indicando a receita para o triunfo Leonino: “Temos de olhar para nós, fazer um jogo afirmativo, comandar o jogo, ser agressivos e jogar para ganhar todos os pontos”.
João Coelho apontou depois este como um “óptimo jogo e adversário para exigir discernimento aos atletas”. “Não adianta jogar de cabeça quente, treinámos muito o saber trabalhar a bola de forma inteligente durante a época e temos de colocar isso em prática. Fizemo-lo bem em todos os outros encontros com este adversário, mas foi algo que falhou no último jogo e que queremos corrigir pois é vital para conseguirmos ganhar a uma equipa que se entrega muito, faz muita festa e muito barulho. Não podemos ser contaminados com nervosismos nem com essas atitudes”.
A fechar, João Coelho confirmou que “um ou outro” jogador que até aqui apresentava problemas físicos, como Gabriel Bertolini, Tiago Barth ou Pedro Cardoso, pode regressar nesta partida. “É uma pena não estarmos na máxima força e isso pode retirar alguma capacidade à equipa, mas não nos vamos desculpar com isso. Os que estão têm a obrigação de dizer presente. O adversário também não está na máxima força, pelo que temos de olhar para nós e fazer o que nos compete”.