Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Bola no ar e regresso ao trabalho

Por Sporting CP
21 Ago, 2023

Leões do voleibol já treinam em 2023/2024

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal está de volta à acção e já começou a preparação da nova temporada. O Pavilhão João Rocha foi o palco do primeiro treino em 2023/2024 sob as ordens do treinador João Coelho.

Por esta altura, o plantel verde e branco conta com quatro jogadores que transitam da época passada, nomeadamente Tiago Pereira, Gil Meireles, Kelton Tavares e Tiago Barth, ao quais se juntaram ainda os cinco reforços já apresentados: Gonçalo Sousa (líbero), Kevin Kobrine (oposto), Chema Carrasco (distribuidor), Armando Velásquez (distribuidor) e Wagner Silva (oposto).

Ainda assim, apesar das “boas sensações”, a equipa “ainda não está completa”, começou por dizer João Coelho, à margem do regresso ao trabalho, em declarações aos meios de comunicação do Clube. 

"Os atletas revelam muita vontade em evoluir e apresentam-se em muito boas condições. Estamos ainda a iniciar os trabalhos e há muita bola no caminho. Está tudo a correr dentro da normalidade", considerou, sublinhando também que a integração das caras novas “está a ser boa” e acredita que “com tempo, certamente vão enquadrar-se e adaptar-se muito bem”.

"Estão a ambientar-se ao Clube, às condições, a conhecer as instalações e a cidade também e, portanto, temos tempo para os acomodar e, para isso, vão também acompanhar os jogos das outras modalidades e equipas. Já sabiam ao que vinham, porque fomos conversando e apresentando-lhes as nossas ideias e agora estão a vivê-las", acrescentou.

Além disso, neste arranque da preparação, João Coelho contou com o jovem Leo, que é o capitão da equipa sub-21 dos Leões. "Já fazia parte no ano passado e este ano também estará envolvido. Esperemos que faça por merecer o seu tempo e as oportunidades para atingir o patamar que todos desejamos", apontou, antes de abordar o trabalho que tem sido feito para desenvolver a formação na modalidade.

"Este será o primeiro ano em que o Sporting CP terá todos os escalões masculinos. O Leo já nos acompanhava nos treinos no ano passado, hoje até estiveram aqui mais colegas dele e nós temos de estar atentos”, disse, realçando: “É um percurso difícil, mas eles têm de perceber que se começarem cedo e forem bem acompanhados num processo organizado e numa equipa com todas as condições, podem chegar ao nível mais elevado. Depende deles e da sua evolução".

Com as bolas já a sobrevoarem a rede do Pavilhão João Rocha, o foco começa a direccionar-se para o início de uma nova época, a qual o treinador perspectiva “duríssima”, mas com um claro objectivo: "Queremos ombrear com qualquer equipa para no final discutir e ser campeões”. E é com isso em mente que os Leões do voleibol iniciam a pré-temporada.

“Há vários processos que vamos ter de assimilar ao longo do ano e, portanto, vamos querer começar com o pé direito, mas há um longo caminho ainda a percorrer. Iniciámos com tempo para estarmos bem preparados em termos físicos, técnicos, mentais, mas é um processo de construção com os novos jogadores para chegarmos às decisões com outra face e outra capacidade", sublinhou João Coelho.

Depois, também o líbero Gil Meireles foi um dos porta-vozes do grupo verde e branco neste regresso ao trabalho.

“[O treino] Correu muito bem e é mais um ano para o qual estou motivado e com confiança. Vai correr bem", perspectivou o jogador de 28 anos, prestes a iniciar a sua quinta temporada seguida de Leão ao peito, continuando: "São treinos de pré-época, são sempre mais cansativos, muito técnicos e é uma fase também de nos conhecermos uns aos outros. Fomos todos juntos ver o jogo da equipa de futebol [3-2 frente ao FC Vizela] e estamos a procurar conhecer-nos mais. Essas actividades extra-voleibol também são muito importantes".

Já olhando para 2023/2024, Gil Meireles considera-se um atleta "que vai elevando a fasquia” e embora não esqueça que “a equipa é nova e está tudo a começar”, considera que “o objectivo tem de ser chegar à final”. “Quero muito ser campeão", realçou de seguida.

Por sua vez, o jovem Leo, que vai dividindo o seu tempo entre os sub-21 e a equipa principal, expressou a sua “felicidade” pela oportunidade de trabalhar às ordens de João Coelho.

"A minha expectativa é alta, sinto que me estou a dar bem aqui com a equipa, fui muito bem acolhido desde o início. Senti uma evolução muito grande e procuro também passar sempre os conhecimentos que vou adquirindo aqui nos seniores para a equipa de sub-21, que subiu agora para a I Divisão do escalão", referiu o jovem brasileiro, antes de falar sobre a primeira sessão de trabalho em 2023/2024.

"Foi um treino de início de época, estamos a encontrar as nossas rotinas, a técnica e a voltar ao ritmo aos poucos", contou, traçando, depois, o seu sonho de verde e branco: "Espero, um dia, poder jogar pelos seniores, é a minha ambição e depois ganhar títulos e levar o Sporting CP ao topo"