Tornar fácil o difícil
22 Out, 2023
Vitória das Leoas frente ao GC Vilacondense, por 3-0
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu o Ginásio Clube Vilacondense, por 3-0, este domingo, em partida da 4ª jornada da Liga. Um jogo em que as Leoas tornaram fácil o que se adivinhava e foi difícil no primeiro set, que terminou com a equipa de Rui Pedro Costa a ganhar o parcial por 25-23, depois recuperar de uma desvantagem que chegou a ser de quatro pontos 15-19, já com mais de metade do set jogado.
Essa desvantagem foi motivada por algumas dificuldades de recepção (o primeiro toque), gradualmente corrigidas até ficaram totalmente rectificadas. Rui Pedro Costa começou com um seis inicial constituído por Amanda Cavalcanti, Liza Kastrup, Thaís Saraiva, Ozge Kinasts, Lauren Matias e Jady Geroto, com Carolina Garcez como líbero, mas a meio do set lançou Vanessa Paquete e a distribuidora Luana Gonçalves, que ajudaram à recuperação. O set ficou muito equilibrado já na casa dos 20 pontos, com Jady Geroto a aparecer muito bem nos pontos finais, com um bloco e depois com um remate na paralela para os 25-23.
No segundo set, o primeiro ponto, muito vistoso, fechado por Thaís Saraiva, indiciava uma equipa Leonina em crescendo, realidade que se confirmou com o decorrer do jogo - o bloco passou a funcionar melhor (Lauren Matias esteve em bom plano nesse particular logo de início), mas só aos 9-7, uma equipa conseguiu ganhar uma vantagem de dois pontos, no caso para o Sporting CP.
Daí em diante, o Sporting CP distanciou-se cada vez mais no marcador, com diferenças a aumentarem e a situarem-se entre os cinco e os seis pontos – o placard esteve em 19-13.
A equipa Leonina foi capaz de criar mais dificuldades na recepção do GC Vilacondense – o serviço esteve mais agressivo – e as habituais virtudes do jogo do Sporting CP, como a capacidade de sustentação de bola a partir de uma boa defesa baixa e de um bloco eficaz – criaram muito mais dificuldade para as visitantes fecharem os pontos, pelo desgaste que a equipa de Rui Pedro Costa foi colocando nas adversárias. Sem surpresa, o set fechou nos 25-16, com Liza Kastrup no final a evidenciar-se – no ponto que antecedeu o fecho do set.
O terceiro parcial confirmou o que já vinha do segundo set. Foi até semelhante ao segundo set o início do terceiro, com a primeira vantagem de dois pontos a acontecer nos 9-7. Daí em diante, só deu Sporting CP. Remates poderosos de Vanessa Paquete, bons blocos de Amanda e Jady (eficientes as centrais), a habitual muito boa distribuição de Ozge Kinasts e o marcador a revelar a superioridade Leonina nos 14-9 nos 19-13 e nos 21-16 Moara Santos conseguiu um magnífico bloco para os 23-18 – o GV Vilacondense ainda tinha conseguido uma boa recuperação de 19-12 até aos 23-18 – no entanto era uma questão de tempo até o set fechar nos 25-18, após um bom serviço de Amanda Cavalcanti, para o qual a equipa vilacondense não deu a resposta adequada na recepção.
Triunfo justo e muito meritório da equipa feminina de volebol do Sporting CP, que completou a semana perfeita, depois de na terça-feira ter ultrapassado a equipa dinamarquesa do Holte IF, nos 32 avos de final da Challenge Cup.
Sporting CP: Luana Gonçalves, Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti, Liza Kastrup, Thaís Saraiva, Moara Santos, Ozge Kinasts, Thuany Bardin, Lauren Matias, Jady Geroto, Aline Rodrigues, Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [L] [C].