Leoas de regresso às vitórias
05 Nov, 2023
Triunfo frente ao Clube K por 3-0
A equipa feminina de voleibol do Sporting CP regressou, este domingo, às vitórias na Liga, com um triunfo por 3-0 frente ao Clube K, na sétima jornada da primeira fase. Um triunfo das Leoas de Rui Pedro Costa assente na maior segurança no primeiro toque, que permitiu ataques mais ‘confortáveis’ e por isso com maior probabilidade de sucesso, o que se verificou, num desempenho que comprova o potencial do plantel Leonino.
O primeiro set foi um bom repertório de ataques da equipa verde e branca, sobretudo com o braço esquerdo da oposta Liza Kastrup, com remates variados e geralmente a resultarem em pontos para a equipa Leonina. Aos 9-2, a supremacia do Sporting CP já dava a primeira amostra de se poder concretizar na conquista do set, o que veio a acontecer, apesar de um esboço de reacção da equipa de São Miguel, que ainda conseguiu uma ténue reacção aos 14-7. Mas sempre mais forte e suportado no enorme acerto ofensivo de Liza Kastrup (notável diversidade de direcções de remate da esquerdina alemã), o Sporting CP fechou o set em 25-13, com Liza Kastrup a conseguir, inclusivamente, pontuar num serviço directo.
No segundo set, houve mais equilíbrio, com ascendentes repartidos. O Clube K afinou mais a recepção e chegou a ter uma vantagem, ainda que curta, de 5-7. O Sporting CP, com mais segurança na distribuição (novo bom jogo de Ozge Kinasts) teve sempre a situação no marcador a ponto de poder levar as decisões em boa situação de vencer o parcial. Com o bloco a carburar melhor à entrada do final do set e Lauren Matias a sobressair no remate, o Sporting CP terminou o set nos 25-21, depois de um serviço de Amanda Cavalcanti que não teve a recepção mais desejada pela equipa insular.
No terceiro set, houve bem mais equilíbrio, como comprovam os 28-26 finais. Para aí se chegar, houve vários bons momentos da equipa Leonina – Liza Kastrup a arrancar novamente em bom estilo –, muito atenta na defesa, mesmo que a recepção tivesse baixado um pouco a clarividência, mas bem compensada pelo bloco, área na qual teve desempenho de qualidade a central Amanda Cavalcanti.
O Clube K nunca baixou os braços e chegou a uma vantagem de 18-20, com o Sporting CP a guardar para o fim momentos de muito bom nível – Lauren Matias e Liza Kastrup a justificarem as credenciais de boas rematadoras. O set foi para para as vantagens, devido à igualdade a 24 pontos e, nessa fase, apareceu ao melhor nível Jady Gerotto, com dois blocos fundamentais e mesmo na última jogada, uma excelente defesa com muito bons reflexos de Carolina Garcez a dar origem a um contra-ataque finalizado por Lauren Matias para o 28-26 final.
Triunfo do Sporting CP frente ao Clube K por 3-0, importante também pelo efeito moralizador para o futuro, com o público Sportinguista sempre bem audível no apoio à equipa verde e branca.
Sporting CP: Thuany Bardin, Lauren Matias (13), Ozge Kinasts, Daniela Loureiro [L] [C], Carolina Garcez [L], Vanessa Paquete, Lika Kastrup (21), Moara Santos (1), Amanda Cavalcanti (6), Luana Gonçalves, Jady Gerotto (11), Thais Saraiva (5).