Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas ainda fizeram sonhar

Por Sporting CP
09 Nov, 2023

Equipa de Rui Pedro Costa competiu bem, ganhou um set, mas maior força do OK Tent acabou por prevalecer

A equipa feminina de voleibol feminino do Sporting Clube de Portugal perdeu frente ao OK Tent, da Sérvia, por 1-3, na primeira mão dos 16-avos-de-final da CEV Challenge Cup, no Pavilhão João Rocha.

As Leoas de Rui Pedro Costa bateram-se com grande aplicação e competitividade frente às líderes do Campeonato sérvio, país campeão do mundo de selecções. Já eram conhecidas algumas qualidades da equipa da Sérvia, mesmo antes do jogo começar: atletas altas, fortes no bloco e de remate fácil, a fazerem-se valer do referido factor estatura e essa condição a reflectir-se no marcador nos primeiros pontos do jogo, com um 0-5 a favor da equipa visitante, com o Sporting CP também a acusar algum nervosismo inicial. Esse nervosismo foi sendo ultrapassado com o decorrer do set, com a equipa a melhorar na recepção e no remate.    

Um excelente bloco de Thaís Bruzza aos 5-10, embora ainda não permitisse às Leoas de Rui Pedro Costa aproximarem-se no marcador, dava sinais de uma equipa verde e branca cada vez mais dentro do set, realidade que se foi confirmado com o decorrer do mesmo. Um remate de Jady Gerotto numa ‘China’ aos 16-19 levantou o muito público presente e quando um grande bloco de Ozge Kirdar, seguido de outro, desta feita de Liza Kastrup, aproximou o Sporting CP a 22-23, houve esperança numa grande reviravolta Leonina. No entanto, o OK Tent, sempre muito frio nas acções, conquistou dois pontos consecutivos para fechar o set nos 22-25.

No segundo set, voltou a haver bons momentos das Leoas e uma ideia de que era possível equilibrar e até ganhar. O Sporting chegou a estar a ganhar por cinco pontos, mas a equipa revelou dificuldades no primeiro toque, o OK Tent aproximou-se numa primeira fase, depois passou para a frente e de lá não mais saiu, para fechar nos 16-25, com o Sporting CP a revelar dificuldades para deixar a bola jogável nas melhores condições na distribuidora Ozge Kirdar.  

A imagem de um segundo set que tinha dado indícios de poder correr de maneira bem diferente acabou por se verificar no terceiro set. Começaram muito bem as Leoas, logo com dois pontos, nos quis esteve em evidência Alie Timm, que foi entrando para o lugar de Amada Cavalcanti no centro da rede. A equipa Sportinguista esteve muito atenta no bloco e um ponto de Thaís Bruzza, precisamente no bloco, para o 9-3 mostrava a capacidade que a equipa tinha de poder ganhar o set, cenário que se foi confirmando, numa fase em que Liza Kastrup estee em enorme evidência no remate, com vários pontos, através da força e técnica de remate com a mão esquerda. O sete fechou nos 25-16 e dava a esperança de que era possível continuar a fazer bem difícil tarefa da equipa do OK Tent, num parcial bem conseguido e em que o regresso da líbero e capitã Daniela Loureiro também se revelou bastante importante. 

No entanto, o quarto set não começou bem para o Sporting CP, apesar de ter feito um primeiro ponto, mas foi a equipa do OK Tent logo a seguir, somar nove pontos consecutivos. Essa diferença acabou por ser decisiva. Apesar de a equipa verde e branca ter sido muito inconformada e aguerrida e ter voltado a haver pontos de bom efeito conquistados pelo Sporting CP, o set ficou fechado nos 16-25 para um triunfo final de 1-3 da equipa da Sérvia, numa exibição da equipa Leonina que revelou capacidade para competir frente a um conjunto de muitas soluções de qualidade técnica e tacticamente. A segunda mão joga-se na próxima quarta-feira na Sérvia e para o Sporting CP alimentar esperanças de passagem e de levar o jogo a um golden set, terá de ganhar por 0-3 ou 1-3. Tarefa difícil, mas as Leoas levam esperança de obter um bom resultado.

Sporting CP: Luana Rabechy, Vanessa Paquete (1), Amanda Cavalcanti (1), Liza Kastrup (17), Thaís Bruzza (10), Moara Santos, Ozge Kirdar (1), Thuany Bardin, Lauren Matias (12), Jady Gerotto (12), Aline Timm (2), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [C] [L].