Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas vencem dérbi com reviravolta de antologia

Por Sporting CP
19 Nov, 2023

Triunfo frente ao SL Benfica após desvantagem de 0-2 (3-2)

A equipa feminina de voleibol do Sporting CP venceu o SL Benfica por 3-2 na décima jornada da Liga, com uma reviravolta de antologia e para mais tarde recordar, após uma desvantagem de dois sets a zero no dérbi.

Para lá chegar, foi preciso muito esforço, dedicação, devoção, talento, enorme capacidade de trabalho e espírito de sacrifício, pois os dois primeiros sets não correrem de feição à equipa Leonina, com a recepção a não sair e, por consequência, os ataques a ficarem denunciados e os remates mais previsíveis. Por isso, a equipa da Luz ganhou os dois primeiros sets, por 18-25 e 22-25, com um ataque mais variado, mas sobretudo uma recepção mais segura do que a da equipa de Alvalade, apesar de alguns bons momentos nos remates de Lauren Bevan-Matias e, no bloco, por Amanda Cavalcanti e Jady Gerotto.

Era preciso uma reviravolta e as Leoas de Rui Pedro Costa nunca desistem, e essa característica que as identifica ficou bem patente daí para a frente. Uma enorme alma e muita crença foram criando uma atmosfera sensacional, na química entre as jogadoras Leoninas e os adeptos Sportinguistas. Com uma desvantagem de 10-14, sensivelmente a meio do terceiro set, as comandadas de Rui Pedro Costa jogaram com uma raça contagiante, cerraram fileiras e viraram o jogo.

Primeiro, empataram a 14, depois passaram para a frente com a distribuidora Luana Rabechy e Liza Kastrup em evidência. Cada vez mais empolgadas, lutando por cada ponto com um empenho sensacional, as Leoas conseguiram colocar o público - muito numeroso do Sporting CP e sempre entusiasta - em ebulição. O SL Benfica ainda se aproximou, com um ponto muito controverso, em que um remate foi para fora sem parecer tocar em jogadoras Leoninas, mas um serviço para fora de uma atleta das águias permitiu ao Sporting CP fechar o set em 25-23 e relançar-se no dérbi.

Já o quarto set foi um 'show' Leonino e basta dizer que o SL Benfica só fez nove pontos contra os 25 do Sporting CP. Uma equipa Leonina a respirar confiança: desde os ataques de Lauren e de Jady Gerotto, nas já célebres ‘Chinas’, à energia de Vanessa Paquete nos remates, a enorme entrega e espírito defensivo de Thaís Bruzza, as defesas de Daniela Loureiro, a arte de Aline Timm no centro da rede e a distribuição exímia de Ozge Kirdar. Tudo foi perfeito no jogo das Sportinguistas, cada vez mais alavancadas pelo apoio vibrante do público Sportinguista na bancada. Um set arrasador por parte do conjunto de Rui Pedro Costa, com Thaís Bruzza a anotar o último ponto, num serviço directo.

Assim, o jogo seguiu para a denominada ‘negra’, ou seja, o quinto set e não começou nada bem para o Sporting CP, que viu as águias somarem os primeiros quatro pontos - fase em que Rui Pedro Costa pediu um desconto de tempo. Aos poucos, o Sporting CP foi recuperando no marcador, lutando à exaustão por todos os pontos para mostrar a fibra de que se fazem estas Leoas - Lauren Matias esteve em grande plano nesta primeira fase de recuperação com a assinatura de três consecutivos. Depois, as conclusões de Aline Timm e de Vanessa Paquete ajudaram a ‘carregar’ o Sporting CP para a frente e Jady Gerotto colocou o Sporting CP com vantagem de 12-9 e de 13-10. O SL Benfica ainda empatou a 13 pontos, mas a alma Leonina voltou a ditar regras e contas as finais e, em dois pontos consecutivos, Lauren Matías revelou as melhores virtudes que a definem: os remates fortes e colocados.

'Cambalhota' completa e o Sporting CP venceu o dérbi de maneira arrebatadora, por 3-2, numa sensacional exibição a partir do terceiro set. E tudo isto com um esforço notável, até porque importa lembrar que a meio da semana as Leoas tinham jogado na Sérvia os 16-avos-de-final da CEV Challenge Cup, frente ao OK Tent. No fim do jogo, o público Sportinguista, de pé, aplaudiu o labor e a enorme determinação desta equipa verde e branca que nunca baixa os braços.

Sporting CP: Luana Rabechy, Vanessa Paquete (15), Amanda Cavalcanti (3), Liza Kastrup (4), Thaís Bruzza (7), Moara Santos, Ozge Kirdar (2), Thuany Bardin, Lauren Matías (19), Jady Gerotto (15), Aline Timm (6), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [C] [L].