Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas fecham primeira fase com vitória

Por Sporting CP
10 Dez, 2023

Triunfo frente ao SC Braga por 3-0 em sets

A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o SC Braga por três sets a zero, na 13.ª jornada da primeira fase da Liga, naquele que foi o último jogo desta fase para a equipa Leonina.

Um triunfo assente em muito boas entradas da equipa de Rui Pedro Costa nos sets, traduzida em boas vantagens iniciais, na ordem dos cinco e dos seis pontos. Um bloco a trabalhar bem e a reflectir vários ataques das jogadoras bracarenses, ou a dar possibilidades para o Sporting CP concretizar contra-ataques. A distribuição de Ozge Kinasts também fez a diferença, pela simplicidade em criar descompensações no sistema de marcação do bloco da formação minhota.

O Sporting CP atacou muito bem, mas essencialmente começou por defender ainda melhor. O SC Braga ainda reagiu e encurtou diferenças no marcador, nomeadamente quando passou dos 23-19 para os 23-21 e depois dos 24-21 para os 24-23, com a recepção do Sporting CP a sair mais irregular e de bola menos ‘jogável’ para a distribuidora, mas Thaís Bruzza fechou num remate em jeito o set para a equipa Leonina.

No segundo parcial, houve nova entrada em grande estilo do Sporting CP, com a ligação entre a distribuidora Ozge Kinasts e as centrais a ‘carburar’ muito bem e a jogadora turca a colocar várias vezes as atacantes em situação de uma contra uma, o que simplificou a resolução dos ataques.    

Com vantagens de 11-6 e de 15-9, o Sporting CP mostrava ter o set bem controlado, com as atacantes das pontas Leoninas (zona quatro Lauren Matías) e a oposto Liza Kastup a conseguirem também fazer a diferença. Apesar de algumas dificuldades da recepção Leonina em lidar com os serviços em suspensão de Maria Coelho, o Sporting CP geriu bem as vantagens, além de ter contado com a boa entrada em jogo de Thuany Bardin, para fechar o segundo set nos 25-20, Lauren Matías a jogar com o bloco e a fechar o segundo set.

O terceiro set foi aquele que teve mais equilíbrio no geral. Alternâncias no marcador, com o Sporting CP mais forte  nos pontos iniciais – Liza Kastrup em evidência – nos três primeiros pontos, mas o SC Braga a reagir e a empatar a oito num primeiro momento de recuperação e mais tarde a colocar-se na frente por 12-16. Alguns ataques falhados do Sporting CP e, ao invés, bons ataques das minhotas, deixaram a situação tremida no set para a equipa Leonina, mas  o Sporting CP recuperou esses quatro pontos de desvantagem para o 16-16, com Ozge Kinasts a conseguir um bloco e Jady Gerotto a aparecer nas famosas ‘chinas’.

Thuany Bardin continuava a mostrar acerto nas acções ofensivas e o Sporting CP andou sempre na frente na fase final do set, com o SC Braga ainda a responder até aos 24-23, antes de um serviço para fora de uma jogadora bracarense resultar no ponto 25 do Sporting CP contra os 23 do SC Braga e um resultado final de 3-0 em sets no jogo entre Leoas e SC Braga.

No final da partida, depois de uma acção de solidariedade em que o público correspondeu com a oferta de roupa para a Fundação Sporting distribuir por pessoas mais carenciadas de Lisboa, as jogadoras Leoninas presentarem os adeptos nas bancadas com camisolas e bolas, num gesto que evidencia a dimensão muito humanitária e de utilidade pública do Sporting CP.

Sporting CP: Liza Kastrup (11), Thaís Bruzza (6), Ozge Kinasts (4), Lauren Matías (9), Jady Gerotto (14), Aline Timm (8), Daniela Loureiro [L] [C], Vanessa Paquete, Moara Santos, Luana Gonçalves, Amanda Cavalcanto, Carolina Garcez [L], Thuany Bardin (5)