Edson Valencia é reforço para o voleibol Leonino
22 Jul, 2024
Oposto é opção de peso para João Coelho e mostrou enorme entusiasmo por se juntar ao projecto
Edson Valencia é reforço para a equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O oposto internacional venezuelano regressa a Portugal pela mão do clube Leonino, depois de já ter representado a AJ Fonte do Bastardo, e em declarações aos meios de comunicação do Clube não escondeu o enorme entusiasmo por se juntar ao clube de Alvalade.
“Estou muito feliz. Vir para o Sporting CP é um compromisso que é preciso assumir com muito profissionalismo e também com muito carisma para aproveitar que estou numa grande equipa, na qual é possível conquistar coisas interessantes. Joguei aqui muitas vezes, mas do outro lado do campo e conseguia-se perceber o que era a energia e as coisas boas desta arena tão bonita. Agora, estar deste lado é muito bom”, referiu o novo oposto da equipa Leonina, que não tem dúvidas que esta mudança significa "um passo em frente" na sua carreira.
O ingresso no Sporting CP vai marcar também o reencontro com João Coelho, que treinou Edson Valencia na AJ Fonte do Bastardo, circunstância que também enche de satisfação o jogador. “Um dos motivos pelos quais acertei com o Sporting CP foi por conhecer a grande equipa técnica, porque já consegui trabalhar com João Coelho, com Pedro [Teixeira, treinador-adjunto] e voltar a trabalhar com uma equipa de trabalho tão espectacular, tão profissional, que vivem para o voleibol, é muito interessante. Vai ser muito bom, tenho um bom feeling”, perspectivou.
Edson Valencia é conhecido pela potência no remate e no serviço, mas deu-se a conhecer melhor aos Sportinguistas. “Há que acreditar no trabalho que se faz dia-a-dia, gosto das situações complicadas, quando é preciso fazer algo que dê um despertar ao jogo ou o vire. No dia-a-dia tento pensar que um treino é um jogo, é uma final, e assim vou ao serviço, a lutar e a lutar em cada treino. Vou sempre com vontade e confiança para atingir os objectivos”, sublinhou.
Nada será estranho no Sporting CP, tendo em conta ainda o reencontro com o antigo companheiro de equipa e compatriota venezuelano, o distribuidor Armando Velásquez. Um conhecimento prévio que será essencial no desejado entrosamento, atentou a cara nova dos Leões: “É muito importante conseguir essa comunicação, que é primordial, indispensável, não só para a posição de oposto e já ter essa parceria de há alguns anos dos campeonatos pela selecção do país [Venezuela]. Aqui, em Portugal, de certeza que vai ser uma ajuda para conseguir um bom nível de jogo. Vai ser preciso muito trabalho, mas é ajuda muito importante ter essa referência de já termos jogado juntos há uns anos”.
Edson Valencia considerou que o Sporting CP tem uma excelente base para iniciar o trabalho e dar seguimento ao conseguido em 2023/2024, um ponto de partida que fez questão de assinalar. “Este Pavilhão é muito bonito, já tive adeptos contra em jogos da Challenge e nas meias-finais do Campeonato e deu para perceber como os adeptos gostam de apoiar a equipa. Há dois anos não era comparado ao que foi na época passada, segui o campeonato português e já se viram mais Sportinguistas, porque o Sporting CP fez um campeonato muito bom e é bom aproveitar esse trabalho que se estava a fazer e tentar somar ainda mais, para que não caiba nem mais uma pessoa, para o Pavilhão estar cheio e conseguir mais conquistas”, apontou.
Edson Valencia entende que as boas bases estão lançadas para ter mais sucessos colectivos. “Mais do que falar de resultados, gosto mais de falar do trabalho, os resultados são consequência do que se está a fazer e se continuarmos, não tenho dúvidas de que vamos conquistar muitas mais coisas. Há um grupo de trabalho muito bom, instalações, uma equipa grande, sólida, e isso é matemático. Bons jogadores, com uma equipa bem estruturada e muito trabalho dá para boas conquistas”, considerou.
Por fim, o novo oposto Leonino deixou uma mensagem aos Sportinguistas para que se façam sempre sentir com o indispensável e decisivo apoio. “Gosto de não poupar nada e gostaria que o Pavilhão ficasse cada vez mais cheio, porque vamos dar cem por cento cada dia, em cada jogo. Estamos a defender as cores do Sporting CP com todo o coração e com toda a garra, por isso espero que apareçam, pois vamos com tudo para fazer o possível para oferecer conquistas a todos”, concluiu.