Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Entrada de Leão na CEV Challenge Cup

Por Sporting CP
09 Out, 2024

​Voleibol bate SCM Zalău com reviravolta na primeira mão dos 32-avos-de-final (3-1)

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal entrou com a mão direita na CEV Challenge Cup, esta quarta-feira, ao bater os romenos do SCM Zalău por 3-1 no jogo relativo à primeira mão dos 32-avos-de-final da competição.

A estreia na Europa não foi fácil, visto que o adversário começou em vantagem (22-25) e deu sempre boa réplica, mas a resposta verde e branca foi categórica. Os comandados de João Coelho venceram os três sets seguintes (25-22, 25-19 e 25-22), com destaque para o último, que foi o mais disputado e revelou um Sporting CP muito forte nos momentos-chave.

A partida não arrancou da melhor forma para os Leões, que devido a vários erros não forçados e a falhas no serviço e na recepção deixaram que o adversário fugisse no marcador (7-11). O técnico João Coelho pediu então o primeiro desconto de tempo para afinar detalhes e a paragem teve efeito positivo na turma de Alvalade, que chegou ao empate (15-15) com Martin Licek muito forte no ataque à rede.

O resultado foi então alternando entre a igualdade e a vantagem mínima para o SCM Zalău, até que o Sporting CP passou para a frente graças a dois pontos conquistados pelo bloco formado por Yurii Synytsia e Kelton Tavares (20-18). No entanto, os visitantes não desarmaram e conseguiram um parcial de 0-6 que os voltou a distanciar (20-24), aproveitando algum relaxamento Leonino para fechar nos 22-25.

Em desvantagem, a formação verde e branca iniciou o segundo set focada em restabelecer a igualdade. Apesar de terem visto os romenos arrancarem de novo à frente (4-7), os Leões rapidamente deram a volta ao resultado ao secarem o ataque rival (11-8). A partir daí, viu-se um Sporting CP forte em todos os capítulos – com Edson Valencia em destaque no ataque – e a não  largar mais a liderança do marcador (à excepção dos empates 11-11 e 12-12), embalando na recta final para uma vitória por 25-22.

Com tudo empatado, o terceiro set revelou uma formação Leonina cada vez mais confiante e isso reflectiu-se na vantagem de 11-5 logo no arranque. O potente serviço de Edson Valencia e o bloco eficaz dos Leões complicou a vida ao adversário, que revelou dificuldades, permitindo ao Sporting CP construir uma margem confortável no placard (17-10).

Naquele que foi o parcial mais desnivelado, e apesar da recuperação do SCM Zalău já na recta final, a equipa da casa – que contou com o forte apoio dos adeptos presentes no Pavilhão João Rocha – não deu hipótese e passou pela primeira vez para a liderança com um 25-19.

À entrada para o quarto set, bastava ao Sporting CP mais um triunfo para deixar tudo resolvido, mas a partida até começou por sorrir ao adversário (4-7). No entanto, mais uma vez o bloco Leonino – com Jonas Aguenier e Jan Galabov à cabeça – e a distribuição de qualidade de Armando Velásquez revelaram-se cruciais para a reaproximação e passagem para a frente do marcador (10-8).

Apesar de os visitantes terem recuperado novamente tereno, voltando à frente do placard com quatro pontos de vantagem (12-16) e depois três (15-18), os Leões nunca desistiram e conseguiram voltar a liderar por 22-20. Num parcial muito disputado, com uma recta final frenética, o Sporting CP exibiu-se a um nível muito alto e fez por merecer a vitória, que ficou confirmada com um 25-22.

Após já terem conquistado a Taça Ibérica e a Supertaça, ambas contra o SL Benfica, os Leões mantiveram assim o registo 100% vitorioso na presente época e têm bem encaminhada a passagem aos 16-avos-de-final da CEV Challenge Cup. A segunda mão está marcada para a próxima quarta-feira, dia 16, em Zalau, na Roménia. Antes disso, há ainda o regresso à Liga, este sábado, dia 12, diante da AA São Mamede.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (15), Vinícius Lersch (2), Kelton Tavares (8), Edson Valencia (19), Yurii Synytsia (3), Martin Licek (10), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Tiago Barth (1), Jonas Aguenier (7), Armando Velásquez (3), Nicolás Perren [L] e Alejandro Vigil.