Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Empate cedido nos instantes finais

Por Sporting CP
09 Out, 2024

Andebol divide pontos na Macedónia do Norte

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quarta-feira, a Bitola, na Macedónia do Norte, para empatar 24 golos com o HC Eurofarm Pelister para a quarta jornada da fase de grupos da EHF Champions League.

Num desafio muito disputado em que o emblema de Alvalade esteve grande parte do tempo em desvantagem, uma reviravolta viu o conjunto de Ricardo Costa liderar por três golos de diferença a menos de dois minutos para o fim, mas o adversário acabou por conseguir o empate muito perto do término.

Os Leões começaram a defender com Mohamed Ali, Kiko Costa, Pedro Martínez, Edy Silva, Salvador Salvador, Martim Costa e Orri Þorkelsson, com Natán Suárez e Pedro Portela a entrarem para o ataque nos lugares de Pedro Martínez e Salvador Salvador.

A primeira vantagem foi para os visitados, que chegaram ao 2-0, mas Salvador Salvador e Martim Costa empataram a 2-2. A seguir, Mohamed Ali brilhou ao defender duas vezes, uma delas num livre de sete metros, mas o HC Eurofarm Pelister estava a conseguir deixar o encontro num ritmo lento - bom para os macedónios e mau para o Sporting CP, uma equipa mais rápida.

Assim, conseguiu uma vantagem de três golos (5-2), mas os Campeões Nacionais foram reagindo com golos de Salvador Salvador (dois), Martim Costa, Orri Þorkelsson e Edy Silva, empatando o resultado a sete. A intensidade foi subindo e, aos 21 minutos e pela primeira vez, um tento de contra-ataque do capitão Salvador Salvador deixou o Sporting CP na frente (9-10).

Ainda assim, o HC Eurofarm Pelister voltou a ser mais forte nos minutos finais da primeira parte e nem as finalizações certeiras de Orri Þorkelsson, Kiko Costa e Jan Gurri impediram a desvantagem do emblema de Alvalade ao intervalo por 15-13.

Por esta altura, Martim Costa e Salvador Salvador registavam quatro golos cada um, os mesmos de Filip Kuzmanovski e Zharko Peshevski.

No segundo tempo, o Sporting CP voltou a chegar ao empate depois de Kiko Costa, Salvador Salvador e Orri Þorkelsson marcarem (16-16), enquanto André Kristensen, na baliza, ia somando algumas defesas de bom nível.

Contudo, o HC Eurofarm Pelister cresceu e marcou quatro golos consecutivos, fazendo o 20-16. Aí, apareceu Jan Gurri com quatro golos - e outro de Mamadou Gassama pelo meio - que voltaram a estabelecer o empate (21-21) no marcador. Aos 50 minutos, Kiko Costa colocou o Sporting CP na frente (21-22), apontando também o 21-23.

Já depois do 21-24 de Martim Costa e quando todos no pavilhão Boro Čurlevski já não acreditavam noutro resultado, os visitados conseguiram recuperar e aproveitar alguns erros Leoninos para, quase em cima da buzina, assegurar o empate a 24 e dividir os pontos.

Com cinco golos cada, Jan Gurri, Salvador Salvador e Martim Costa foram os melhores marcadores da partida em conjunto com Bogdan Radivojević, Filip Kuzmanovski e Zharko Peshevski, atletas do HC Eurofarm Pelister.

Os Leões voltam a jogar este sábado, recebendo o Póvoa AC no Pavilhão João Rocha para o Campeonato Nacional (21h30). Para a EHF Champions League, o Sporting CP recebe os alemães do Füchse Berlin a 17 de Outubro para a quinta jornada da fase de grupos.

Sporting CP: Edy Silva (1), Pedro Portela, Kiko Costa (4), Natán Suárez, Jan Gurri (5), Pedro Martínez, William Höghielm, Salvador Salvador [C] (5), Orri Þorkelsson (3), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, João Gomes, Christian Moga, Martim Costa (5) e Mohamed Ali [GR].