Leoas perdem invencibilidade
03 Nov, 2024
Desaire frente ao Clube Kairós por 1-3
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu a invencibilidade na Liga, ao sair derrotada frente ao Clube Kairós, por 1-3, em partida relativa à 6.ª jornada da primeira fase da prova, realizada este domingo no Pavilhão João Rocha.
Um jogo em que a equipa de Rui Pedro Silva esteve abaixo dos níveis habituais e no qual geralmente andou atrás no resultado, fruto de irregularidade na recepção e também de mais serviços falhados do que era normal, o que custou ter de andar atrás no marcador.
Essas dificuldades no serviço do Sporting CP, aliadas a uma excelente exibição da distribuidora Kanna Hanazawa na equipa de São Miguel, explicaram vários momentos de ascendente da formação açoriana
No primeiro set, o Sporting CP andou geralmente atrás no marcador, nomeadamente a partir dos 10-12, desvantagens que dificilmente baixaram dessa espécie de ‘barreira psicológica’. Em grande plano esteve no ataque das açorianas Shirel Ganah, jogadora israelita do Clube K.
Jéssica Miranda foi das que mais conseguiu remar contra esses momentos mais fortes da equipa insular, com o Sporting CP a conseguir recuperar para empate a 23 pontos, depois de ter estado em desvantagem a 17-20. Vanessa Paquete, que entrou para o lugar de Sara Dias no decurso do set (troca de opostas) levou o jogo para um equilíbrio absoluto, desfeito no 24-26 final num bloco a Irene Verásio, após duas tentativas em potência da zona 4, devolvidas pela boa defesa da equipa de São Miguel.
O 2.º set voltou a não correr de feição nos pontos inicias para o Sporting CP, que teve e andar atrás no marcador, com todo o desgaste psicológico que isso acarreta, somado a alguns erros não foçados – o serviço desta vez não foi uma arma das Leoas.
Os pontos de Saska Djurovic no centro e de Sara Dias na ponta ainda deixaram a esperança de recuperação das Leoas, sobretudo com a montenegrina a liderar a reacção para um empate a 17 pontos. O Sporting CP ainda esteve a um ponto de distância, mas de desvantagem (aos 20-21), contudo a equipa Leonina somou ataques precipitados na recta final e o Sporting CP perdeu o segundo set por 20-25.
Era preciso recomeçar do zero e foi o que aconteceu, com o Sporting CP a mostrar inconformismo e também capacidade de reacção, mesmo depois de ter começado com um parcial inicial de 1-4. Mas aos 5-5, com dois pontos em muito bom estilo de Irene Verásio, percebeu-se que as Leoas teriam uma palavra dizer no set.
Tiveram-na mesmo e fizeram-se ouvir mais forte do que as adversárias, à medida que o parcial foi avançando. Destaque para as acções de bloco do Sporting CP, no set mais conseguido das Leoas a esse nível. Saska Djurovic, Sara Dias e Ozge Kinasts fecharam várias vezes o caminho às jogadoras da equipa de São Miguel, com Irene Verásio a seguir os passos das companheiras.
Aos 15-12, um ponto de Vanessa Paquete já revelava a superioridade das comandadas de Rui Pedro Silva, que foram aguentando a vantagem até o set fechar nos 25-22, com Vanessa Paquete em bastante bom nível no serviço.
Era preciso procurar continuar a recuperação, mas cedo o Clube K mostrou ter outras ideias e conseguiu um parcial de 0-4 no quarto set. O Sporting CP ainda conseguiu recuperar até aos 5-5, com Vanessa Paquete e Saska Djurovic a bloquearem bem, mas nova vaga do Clube K levou a equipa visitante a conseguir estar na frente a 11-14, com a central Kennedy Evans a evidenciar-se no centro da rede.
Aos 14-19, já ficava a ideia de que seria difícil ao Sporting CP ir ‘buscar’ o jogo mais uma vez, realidade que se confirmou em definitivo nos 17-25 finais, com a equipa Leonina a acusar algum desgaste físico, pese embora o incansável apoio vindo das bancadas por parte dos Sportinguistas.
Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Miranda (16), Vanessa Paquete (12), Amanda Cavalcanti (9), Melany Detzel, Leslie Tagle (5), Ozge Kinasts (2), Sara Silva (10), Angie Hinestroza, Irene Verásio (8), Mimosa Faria, Daniela Loureiro [L] [C], Saska Djurovic (8).