Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Retomado o caminho das vitórias

Por Sporting CP
03 Nov, 2024

Triunfo da equipa Leonina frente ao VC Viana por 3-0

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal retomou este domingo o caminho das vitórias, ao triunfar frente ao VC Viana por 3-0, em partida da 6.ª jornada da 1.ª fase da Liga da modalidade.

Dois dias depois do desaire em casa do SC Espinho, por 3-2, a formação verde e branca orientada por João Coelho fez valer a melhor qualidade colectiva e individual e impôs-se ao conjunto de Viana do Castelo, num jogo em que o técnico Leonino fez também gestão do plantel, com as inclusões no seis inicial de Tiago Pereira, Vinicíus Lersch, dos centrais Alejandro Vigil e Tiago Barth, do distribuidor Armando Velásquez, do líbero Nicolás Perrén e mais tarde utilizou ainda o jovem da formação, Pedro Abecassis.

O primeiro set apresentou uma equipa Leonina a querer fazer depressa e bem, mas que teve no VC Viana um bom opositor. Prova disso foi que a formação minhota conseguiu manter a formação Leonina ‘debaixo de olho’ no marcador, ao recuperar inclusivamente e uma desvantagem de 7-4 para mais tarde empates a 12 e a 13 pontos.

No Sporting CP destacava-se, como sempre, a potência de Edson Valencia, bem acompanhado nesse capítulo por Tiago Pereira. Na formação visitante destacava-se Walter Lima que até conseguiu um serviço directo para colocar a equipa de Viana Castelo na frente a 13-15.

Essa situação accionou o sinal de perigo ao Sporting CP, que empatou a 16 pontos e mais à frente se destacou aos 21-17 para fechar nos 25-20 através da maior capacidade técnica e física, reflecida em boas ligações entre o distribuidor Armando Velásquez e os atacantes.

No segundo set, a equipa de Viana do Castelo entrou melhor e conquistou uma vantagem de 1-4, rapidamente recuperada pelo Sporting CP aos 6-6. Um bloco de Tiago Barth e a seguir dois grandes serviços de Edson Valencia lançaram a equipa Leonina para a vantagem de 9-6.

Com Tiago Barth muito bem no centro da rede bem acompanhado por Alejandro Vigil, que fez um bloco muito bom, o Sporting CP ganhou uma vantagem de 15-10, que foi sendo gerida até aos números finais do set, que ficaram em 25-17 e uma fase final de parcial na qual pontificaram os bons blocos de Tiago Barth e de Alejandro Vigil. O último ponto Leonino do segundo set saiu de um remate colocado de Tiago Pereira.

Faltava um set para o Sporting CP fechar o jogo e os primeiros indicadores foram muito animadores para esse cenário. O Sporting CP, através das acções atacantes e do bloco, ganhou uma vantagem de 9-4, mas que se dissipou mais à frente. Pelo meio, um grande ponto de Tiago Pereira ao segundo toque, após defesa de Vinícius Lersch, deu o 12-8, mas o bloco da equipa de Viana do Castelo cresceu com o jogo e com isso a equipa Leonina viu o adversário empatar aos 14 pontos.

O bloco do conjunto forasteiro ficou mais contundente do que o do Sporting CP e por isso a equipa de VC Viana teve muito mérito em ganhar vantagens de 18-22 e 21-24. Era preciso anular set points à equipa visitante e isso foi conseguido por três vezes, a partir de excelentes serviços de Kelton Tavares.

Nas vantagens para decidir o set, o Sporting CP andou na frente, mas com a equipa de Viana do Castelo a ir reagindo para evitar que o Sporting CP fechasse, até que Edson Valencia rematou com sucesso para o 29-27 final e para o triunfo de 3-0 da equipa Leonina frente a um brioso VC Viana que valorizou a vitória da formação de Alvalade.      

Sporting CP: Tiago Pereira [C] (11), Jan Galabov, Vinícius Silveira (5), Kelton Tavares, Edson Valencia (20), Yurii Synytsia, Martin Licek, Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecassis, Tiago Barth (15), Jonas Aguenier, Armando Velásquez (3), Nicolás Perrén [L], Alejandro Vigil (6).