Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A Grande Farra!!!

Por Tito Arantes Fontes
10 Dez, 2020

(...) O futebol português é isso mesmo… um “vale-tudo”!!! Há décadas que é um “vale tudo”!!! Uma orgia de excessos, de decadência e de hedonismo sem regras… de contínua auto-indulgência… sempre a favor dos mesmos…

Vá lá saber-se porquê, também eu fui apanhado por esse tal de “covid”, numa versão mais que ligeira, assintomática, mas que me confinou em casa durante os 10/11 dias ordenados pelo SNS (exemplar acompanhamento, que pude testemunhar na primeira pessoa do singular) e que foram religiosamente cumpridos! Certo é que, assim, tive oportunidade de assistir a todos os jogos do fim-de-semana, bem como a vários programas televisivos de análise e comentário. E também pude ler muito jornal, muito “desportivo”, incluindo pasquins e similares!

Foi um fim-de-semana farto! Farto de jogos! Farto de episódios! Farto de “roubos de igreja”! Farto de más arbitragens! Farto de más decisões! Em claro e evidente prejuízo do Sporting Clube de Portugal!!!

E fiquei a pensar… o que é isto? Que raio de espectáculo é este com que somos – nós, os amantes do futebol e no nosso caso do Sporting CP – semanalmente presenteados?

E descobri… estamos no meio de uma farsa… a viver mesmo uma farra!

Melhor dito, estamos na reedição desse icónico filme ítalo-francês dos anos 70… La Grande Bouffe… A Grande Farra!

A história do filme é conhecida… quatro amigos quarentões, com sucesso na vida, resolvem encontrar-se numa casa de campo com um único objectivo: comer até à morte! E a partir de certa altura juntam a luxúria a esse seu propósito… é um “vale tudo”… uma orgia de excessos, de decadência e de hedonismo sem regras… de total auto-indulgência…

O futebol português é isso mesmo… um “vale tudo”!!! Há décadas que é um “vale-tudo”!!! Uma orgia de excessos, de decadência e de hedonismo sem regras… de contínua auto-indulgência… sempre a favor dos mesmos… o tal de “poder bicolor”… azul e vermelho!!! Indecoroso e inaceitável!!! Pecaminoso!!! E, por isso, odioso até!!!

Claro que no filme – uma sátira social feroz e de enorme impacto na época, que se mantém com uma transcendente actualidade – temos a extraordinária realização de Marco Ferreri (o filme que o colocou mesmo na história do cinema!) e os soberbos desempenhos, entre outros, de Marcello Mastroianni, de Michel Piccolli, de Ugo Tognazzi… e da inesquecível Andrea Ferreol!

Ah, mas no nosso “ludopédio” a Grande Farra é mesmo outra… é pobre, é medíocre, é rasteira, é vil, é abjecta… é repugnante! Ainda tentei descobrir o “quem é quem” dessa nossa Grande Farra… quem é o nosso Piccolli? Onde está o Tognazzi? E a Andrea? E o gigante Mastroianni?... e o maestro Ferreri, onde anda? Mas não, não descobri nenhum… só vejo actores menores, insignificantes… uns de sarjeta, outros de saguão… uns répteis, outros toupeiras… todos rasteiros… todos torpes, todos míseros, todos mesquinhos, todos infames…

É isto o futebol português… Uma Grande Farra!!!

No filme, morreram todos… salvaram-se as prostitutas e a “enorme” Andrea… e no futebol português… quem se salva???

O Sporting Clube de Portugal!!!

Sim, o Sporting CP… o único que não está, que nunca foi contaminado por esse vírus incrustado há décadas no “poder bicolor”… servilmente defendido por todo o tipo de lacaios úteis… desde os “virginais sábios catedráticos” do comentário arbitral, indelevelmente agrilhoados aos seus próprios “pecados mortais” quando apitavam de “dourado” ou se vestiam de “padres”… passando pelos “hipócritas da escrita e do verbo”… que nada denunciaram, que nada viram, que nada apontaram, que nada escreveram… e que, agora, hélas, quais “ingénuas e inocentes sereias”, tanto reclamam – com totalitária e uniforme cartilha – contra a indiscutível “razão verde”, ecológica mesmo, que varre Portugal de lés a lés!!! Como se a razão, essa, só agora tivesse nascido… mas não… essa “ecológica verde razão” tem – apesar desse indecoroso e cobarde silêncio dessas “melífluas sereias” – décadas de existência!!!

Está na hora!!! Está na hora de lavar, de descontaminar o futebol português!!! … é “ecológico” que assim seja!!! O “clima verde” assim o exige!!!

Os tempos de mudança estão aí… a chegar!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!