Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Por um futuro mais verde

Por André Bernardo
07 Jul, 2022

Editorial da edição n.º 3879 do Jornal Sporting

A 5 de Abril de 1722, Jacob Roggeveen desembarcava na Ilha de Páscoa. Localizada num dos pontos mais remotos do planeta, hoje parte do Chile, a ilha viria a tornar-se famosa pelos seus Moais − estátuas gigantes de feições humanas com cerca de dez metros e oitenta toneladas de peso.

Em 2005, a ilha viria a ser novamente foco de atenção mundial após o lançamento do bestseller Collapse: How Societies Choose to Fail or Succeed, da autoria de Jared Diamond. No livro, o geógrafo e historiador norte-americano explora a teoria de que o colapso da Ilha de Páscoa teria uma raiz ecológica. Segundo o autor, a delapidação dos recursos naturais da ilha para a construção dos Moais teria causado uma espiral autodestrutiva, resultando em guerras internas, declínio populacional e quebra das estruturas socioeconómicas. A tese é ilustrativa de um exemplo clássico de Tragédia dos Comuns*, explorado em Teoria dos Jogos, e dos riscos de não cooperação.

A tese é alvo de debate no que diz respeito ao caso concreto da Ilha de Páscoa, mas não poderia estar mais na ordem no dia no desafio que cada um de nós, individualmente e enquanto organizações, tem para atingirmos o objectivo de neutralidade carbónica.

O Sporting CP já assumiu o desafio da sustentabilidade ambiental como uma das suas prioridades. Consideramos que ele constitui, também, uma responsabilidade que nos compete liderar, utilizando a enorme visibilidade e capacidade de mobilização que temos.

É crítico agir no presente, rapidamente, bem como mobilizar e sensibilizar os demais para o tema. Na edição do Jornal Sporting de hoje destacamos alguns passos que estamos a dar neste caminho, como a adesão ao programa Smart Open Lisbon (SOL) e a acção de limpeza do Sítio das Hortas (em Alcochete) promovida na terceira edição do Dia do Voluntário. Os colaboradores do Sporting CP arregaçaram as mangas numa data com um carácter ainda mais especial do que o normal, já que decorreu no dia do nosso aniversário, e também por ter sido o primeiro Dia do Voluntário livre de restrições associadas à pandemia de COVID-19.

Aquilo que fazemos hoje terá implicações amanhã. Está, por isso, nas nossas mãos proteger o planeta e preservar as gerações futuras. Um ADN Verde por um Futuro Ainda Mais Verde.

Destaco também, relativamente a esta edição nº 3879, as novidades para as Gamebox Modalidades que vamos introduzir na época de 22/23, com o lançamento de três opções: Gamebox All In, Gamebox Eclectic e Gamebox Modalidades.

Reforçamos assim o nosso ADN Ecléctico, com uma proposta de valor mais simples, mais económica e com um processo de adesão 100% digital.

Saudações Leoninas

* Conceito baseado num ensaio escrito pelo matemático e economista William Forster Lloyd e que se refere a uma situação em que os indivíduos, agindo de forma independente, racional e de acordo com os seus próprios interesses, actuam contra os interesses de uma comunidade, esgotando os bens de uso comum.