Primeira Volta
18 Jan, 2024
Fechada a primeira volta do campeonato, fazem-se contas e tenta adivinhar-se como será a segunda. Comanda o Sporting Clube de Portugal isolado com apenas um ponto de vantagem sobre o SL Benfica e cinco sobre o FC Porto. Embora seja uma vantagem magra, fica a sensação de que poderia ser maior. Perdemos apenas dois jogos e empatámos outro. Ou seja, oito pontos que não ganhámos. As derrotas foram perante o segundo classificado, o SL Benfica, e o quinto, o Vitória SC. Já o empate foi cedido contra o SC Braga, que segue em quarto. Estes três jogos têm em comum terem sido disputados fora. Mas o que fica é que poderiam ter sido ganhos. Com o SL Benfica, os deslizes nos últimos minutos valeram a derrota. Já o jogo com o Vitória SC ficou manchado por um penálti assinalado que não existiu e que permitiu aos vitorianos reentrarem no jogo. Por fim, o empate contra os bracarenses foi mais consentido do que sofrido. Em resumo, só pontos perdidos contra equipas do topo da tabela e em jogos fora que poderíamos ter alcançado outro resultado. Em casa temos um registo imaculado: nove vitórias com 24 golos marcados, o maior número de tentos marcados em casa de todas as equipas da Liga. Mantendo este registo, recebendo em casa SL Benfica, Vitória SC e SC Braga, temos tudo para vingar a perda destes pontos na primeira volta.
Quanto ao jogo jogado, este Sporting CP não se encolhe e está sempre à espreita para marcar. Mais do que um jogador de futebol, Gyökeres é um atleta excepcional pelo que marca – já leva 11 golos no campeonato – e pelo que dá marcar. A centralização dos seus direitos de golo tem libertado Paulinho, que tem feito o gosto ao pé e à cabeça e já marcou oito golos. Os dois juntos marcaram sensivelmente metade dos golos do Clube nesta primeira volta. Mais do que os golos, como salienta o sempre pertinente GoalPoint, que considerou Gyökeres o MVP da primeira volta, o Sporting CP tem mais golos marcados do que os golos esperados, acima do que fizemos na primeira volta em que ganhámos o título em 2020/2021. E nem só da dupla atacante vivemos. Diomande tem revelado todo o seu potencial. Gonçalo Inácio é já uma certeza. Hjulmand revelou-se uma contratação certeira. A irreverência de Nuno Santos continua a empurrar-nos para as vitórias. Pote com o seu jogo sorrateiro faz muita diferença. E Trincão está a subir de forma.
A segunda volta começa hoje, com um jogo fora frente ao FC Vizela. Sem facilitar, como não facilitámos contra o GD Chaves e ganhámos fora 3-0, vamos iniciar este segundo ciclo do campeonato convictos de que o melhor Sporting CP ainda está para vir.