Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

8.ª jornada… uns a três, outros a oito pontos!

Por Tito Arantes Fontes
10 Out, 2024

CAMPEONATO I – No passado sábado tivemos a 8.ª jornada do “nacional”, com jogo no José Alvalade, contra o Casa Pia. Foi um jogo difícil, complicado, tristonho, irritante mesmo. Os gansos apresentaram-se em campo com uma estratégia bem definida, a qual se baseava em defender, defender e defender. Só!  No meu tempo diríamos que em estilo “ferrolho” ou “catenaccio”, agora fala-se em “bloco baixo” e palavreado do género. Certo é que foi visível uma linha de seis a proteger a baliza, logo completada por outra linha de quatro (que às vezes evoluía para três mais um), bem próxima, quase colada. Na prática, abdicando de jogar, desde logo de atacar, o Casa Pia entregava-se ao Sporting. Foi assim difícil entrar na ultra defesa do Casa Pia, que só cedeu já perto do fim da primeira parte graças a um fantástico “slalom” de Trincão, que arrancou – nessa altura – mais uma bela jogada de sua iniciativa, na qual – depois de deixar vários jogadores adversários às “apalpadelas” – fez um soberbo passe de morte… para um inteligente Daniel Bragança, que, com arte e categoria, contando aí com o modo como Gyökeres ajudou a “abrir” a defesa, fez remate cheio de intenção e colocação, conseguindo finalmente o primeiro golo do Sporting! Na segunda parte tivemos mais do mesmo, passe a expressão, sendo que já quando o jogo se aproximava do seu fim tivemos mais uma jogada de esforço, sacrifício e categoria de Gyökeres, que só foi travada na área com o derrube do mesmo. Penálti indiscutível, que o próprio Gyökeres assumiu, transformando o mesmo no segundo golo Leonino! Estava feito o resultado, merecida vitória, num jogo que terminou com a impressionante percentagem de mais de 80% de posse de bola para o Sporting!

CAMPEONATO II – Corolário da jornada do último fim-de-semana é continuarmos isolados em primeiro lugar! Oito jogos, oito vitórias, somatório máximo de 24 pontos! Sendo que temos três pontos de vantagem sobre o segundo classificado e oito sobre o terceiro! Temos ainda 27 golos marcados, melhor ataque da prova! E apenas dois golos sofridos, melhor defesa do campeonato! Consequentemente temos também a melhor diferença de golos, ascendendo a nossa ao fantástico número de 25 golos, à 8.ª jornada! É obra! E é essa obra que queremos que seja continuada – após mais uma “paragem FIFA” para jogos de Selecções – no jogo seguinte para o Campeonato que nos caberá fazer, daqui a pouco mais de quinze dias, em Famalicão! Força equipa!

BALNEÁRIO – Toca fundo o gesto de Trincão, no fim do jogo, com o troféu de Melhor Jogador que lhe foi atribuído. Recordemos que Trincão fez mais uma excelente exibição, tendo sido a “gazua” perfeita para abrir o último reduto casapiano. Tinha, por isso, inteiro mérito em receber esse prémio, essa distinção. Ainda assim, Francisco Trincão entendeu oferecer esse galardão ao nosso guarda-redes Franco Israel, pelas oportunas e decisivas defesas que este efectuou para manter as redes Leoninas invioláveis. Gesto bonito! E gesto que toca fundo nos nossos corações e que revela duas coisas importantes: a dimensão humana de Trincão, muito para além do seu extraordinário talento como futebolista! E também o excelente ambiente que certamente se vive no balneário do Sporting! Pois é facto que só com um balneário desses é que é possível assistirmos a gestos como o relatado de Francisco Trincão! Obrigado!

LESÕES – Esta paragem FIFA é, tal como disse Rúben Amorim no final do jogo, uma “benção” para o nosso plantel, desde logo pelo elevado número de lesionados com que neste momento nos deparamos. Tempo, pois, agora, para aproveitar uns dias para tentar recuperar os nossos jogadores… Pote, Edwards, St. Juste, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Diomande… ou seja, meia equipa no estaleiro! Estes próximos dias são, pois, mesmo uma benção! Bom trabalho de recuperação, Leões!

AG DO CLUBE – A assembleia do Clube teve lugar no último sábado, sendo de salientar a decisão dos Sócios do Sporting em autorizarem a aquisição pelo Clube do denominado Alvaláxia! Foi uma decisão que mereceu o voto favorável de mais de 95% dos Sócios votantes presentes! Temos, pois, o Clube unido, a saber o que quer e a percorrer o caminho da sua total recuperação e consolidação!

AG DA SAD – Dois dias depois teve lugar a assembleia geral da SAD do Sporting, na qual todos os pontos foram aprovados com mais de 99% dos votos expressos. De destacar a aprovação das novas remunerações aos membros dos Órgãos Sociais, com especial destaque para o presidente e os seus dois administradores executivos. Merecidíssimo e justo! Para além dessa aprovação se fundar em credíveis e bem elaborados trabalhos que foram disponibilizados à Comissão de Accionistas.

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!