Retoma… Até ao fim!
19 Dez, 2024
CAMPEONATO I – Regressámos às vitórias! Essa é a grande e boa notícia do nosso jogo da 14.ª jornada com o Boavista FC, no nosso Estádio. Vitória justa e merecidíssima, que só pecou por não ser mais expressiva. Uma primeira parte com muito bom futebol, provavelmente – apesar do injusto empate a um golo no intervalo do jogo – a melhor desde o início da temporada! Durante o jogo tivemos 59 acções com bola na área do adversário, um dos índices deste parâmetro mais elevados de toda a Liga! Fizemos também 22 cruzamentos com bola corrida, entregando sete com eficácia, novo máximo Leonino no Campeonato. E alcançámos os 29 passes progressivos (aqueles que, em pelo menos 25% de espaço, aproximam a equipa da baliza), sendo 13 de Gyökeres e 16 de Trincão, tendo este sido claramente o homem do jogo, também por força dos dois golos que marcou! De salientar que continuamos com uma meia- dúzia de titulares indiscutíveis lesionados. É o caso de Nuno Santos, Pote, Bragança, Morita, Gonçalo Inácio e – à vez – St. Juste ou Eduardo Quaresma. Nenhuma equipa sofreu até agora uma tal razia e muito menos em simultâneo. Outro aspecto a salientar é a aposta clara que João Pereira faz nos “produtos” da nossa Academia! Neste jogo, no 11 inicial, tínhamos dois miúdos de apenas 17 anos, quais sejam Geovani Quenda e João Simões! Tendo na segunda parte entrado igualmente o jovem Henrique Arreiol. A aposta nos jovens é, pois, um facto notório e evidente!
CAMPEONATO II – Essencial – com o desenrolar do Campeonato – é irmos olhando cada vez mais para o que se passa noutros campos, nos jogos com outros protagonistas, desde logo nas partidas em que intervêm os nossos rivais de sempre! Por exemplo, o último jogo de Vila das Aves foi paradigmático! O CD Aves deu um verdadeiro show de bola na segunda parte, só conseguindo chegar ao justíssimo empate no derradeiro lance da partida, por manifesta influência anterior das forças que persistem em não cumprir e fazer cumprir as Leis do Futebol! É consensual e unânime em todos os especialistas da arbitragem, que se pronunciaram publicamente nos meios de comunicação social portuguesa, que – entre cartões de várias cores que ficaram por exibir a jogadores encarnados – ficou por marcar um claríssimo penálti contra o SL Benfica! Certo é que nem o árbitro, nem o VAR assinalaram a falta, apesar da evidência da mesma! De pasmar é, pois, e à laia de conclusão, a facilidade com que se evitam assinalar os penáltis que os jogadores do Sporting CP vão sofrendo durante os seus jogos vs a idêntica facilidade com que se escamoteiam penáltis aos adversários dos nossos rivais! Não pode ser… já não se usa tanta desfaçatez! Façamos, isso sim, do futebol um jogo limpo, jornada após jornada, para no fim termos um campeonato onde todos nos possamos rever, isto é um campeonato limpo!
CAMPEONATO III – Corolário dos vários resultados dos jogos desta 14.ª jornada é a continuação da liderança isolada pertencer ao Sporting CP! E da liderança no Natal – pese embora a vontade expressa e verbalizada por outros – depender sempre e só do que o Sporting CP fizer! Tenham calma, pois! Certo é que continuamos com o melhor ataque da prova, bem como – com grande distância – a melhor diferença entre golos marcados e golos sofridos! Vamos a Barcelos, no sábado, defrontar o sempre difícil Gil Vicente FC. A luta pela nossa vitória é garantida, na certeza de que todos – desde logo os jogadores e a equipa técnica, com especial destaque para João Pereira – vão lutar denodadamente pela mesma. Nós confiamos em vocês! Força, Leões!
GYÖKERES – Foi recentemente considerado como o Melhor Jogador do Ano da Suécia, o seu país. É uma grande distinção! E merecida, muito merecida… pois, em 2024 e até agora, Gyökeres tem “apenas” 61 golos marcados, sendo que só nesta temporada de 2024/2025 este nosso fantástico avançado, em 24 jogos oficiais, já marcou 26 golos e fez cinco assistências. É obra, uma fantástica obra! E – como já deixaste escrito nas redes sociais – esta época é mesmo… Até ao fim! Parabéns, Gyö! Força, Gyö!
TOCHAS E PIROTECNIAS – Infelizmente os pirómanos – contra quem aqui tantas vezes nos temos insurgido – alcançaram o seu objectivo! Qual seja o Sporting CP ser obrigado, pela UEFA, a jogar a próxima jornada da Champions, em Leipzig, na Alemanha, sozinho, sem apoio de ninguém! Uma enorme tristeza! Esta gente não merece o Sporting CP! Prejudicam sistematicamente o Clube, que tem de pagar as multas aplicadas e que só neste ano se aproximam já e de modo muito veloz do meio milhão de euros! E prejudicam também a massa Associativa e adepta que, por causa desta gente, se vê impossibilitada de acompanhar a equipa em Leipzig! Não se faz! É tempo de acabar urgentemente com estes comportamentos! Punindo – e desde logo expulsando! – os responsáveis por tais desacatos!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
P.S 1 – Que bonita a iniciativa de associar a Fundação Sporting a Edgar Davids, o fabuloso jogador holandês, já retirado, para o desenvolvimento de um campo no Bairro da Cruz Vermelha, no âmbito do denominado projecto Parc des Rêves! Cerimónia que valeu pelo seu simbolismo e que contou com a presença do presidente Frederico Varandas!
P.S 2 – Coates! Foi fantástico ver e sentir a magnífica presença do nosso Capitão, no último jogo em Alvalade! Seba em casa! Todo um momento! De gratidão e enorme agradecimento. Mais um!
P.S 3 – No Pavilhão da Luz voltou a ouvir-se o arrepiante som do “very light do Jamor”, da autoria de claque ou claques do SL Benfica! É um acto revelador de uma total desumanidade! Um comportamento que devia merecer o mais vivo repudio dos altos dirigentes desse clube! Mas não… grassa o silêncio, infelizmente!
P.S 4 – Já depois de chegar a Lisboa, no final do dia seguinte ao jogo de Bruges, tive oportunidade de – fazendo zapping – ver os supostos insultos e vaias que teriam sido endereçados ao presidente Frederico Varandas ainda antes do jogo. Ridícula encenação do que se passou… uma mera “boca” de um passante, singular, sem nenhum impacto… foi só isso! Bem andou, pois, o presidente quando, no dia seguinte, creio que já no aeroporto de Bruxelas, questionou ironicamente o jornalista em causa… que nada sob dizer, atónito e vencido com a interpelação que Frederico Varandas lhe fez!