Micael Sequeira: "Encarar o jogo com muita concentração e muita seriedade"
24 Jan, 2025
Sporting CP joga este sábado em casa do Vilaverdense FC, às 11h00
A equipa principal feminina de futebol do Sporting CP desloca-se, este sábado, ao terreno do Vilaverdense FC para disputar a 14.ª jornada da Liga, a partir das 11h00. Um jogo entre o segundo e o último classificado, mas cuja diferença de forças terá de ser mostrada em campo. “Seriedade e concentração” são exigências que funcionam como ponto de partida, indicou Micael Sequeira, treinador do Sporting CP, na antevisão ao jogo no Minho.
“É partir na máxima força. Não vamos fazer gestão, vamos jogar com o melhor onze. Isso já é um princípio da forma como temos de encarar o jogo, ou seja, com muita concentração e muita seriedade. Já disse anteriormente que há sempre um dia em que uma equipa que não é favorita pode estar num dia bom e pode ganhar. Temos de ter isso em mente. A única forma de contrariar isso é com a nossa seriedade durante o jogo, começando por mim, pelo onze que estou a escolher, e depois por elas dentro de campo. Se facilitarmos, poderemos ter problemas, seja com o Vilaverdense FC, seja com outra equipa qualquer”.
Ainda assim, o treinador da equipa Leonina constatou o crescimento da formação Leonina e disse que essa evolução está para ficar: “A equipa está a ganhar consistência defensiva, fomos melhorando ao longo dos jogos e é sempre uma consequência do trabalho que é feito. As jogadoras têm sido exemplares na interpretação e depois no desempenho em campo. Tem sido sempre muito aproximado daquilo que desejamos, portanto estão sempre muito centradas nas tarefas. Felizmente as coisas têm corrido bem. Neste momento, somos a equipa com menos golos sofridos [cinco] e a equipa com mais golos marcados [40]. Portanto, isso é consequência do trabalho das jogadoras e demonstrativo de que o processo está a ficar cada vez mais consistente e temos de continuar a trabalhar nesse sentido”.
O técnico realçou ainda que o o triunfo expressivo na Taça da Liga, na quarta-feira, frente ao SF Damaiense, pode ter bom reflexo na retoma da Liga: “Todas as competições são importantes para nós e o nosso objectivo é claro: o Sporting CP tem de jogar sempre para ganhar e é essa mentalidade que estamos a incutir. Todas as competições são para ganhar e jogar bem na Liga reforça as outras competições, como também jogar bem na Taça da Liga e na Taça de Portugal vai reforçar sempre a Liga. É um desempenho global, o rendimento é sempre global e procuramos jogar sempre na máxima força em todas as competições com o objectivo de ganhar. Os resultados são reflexo disso”.
Uma cadência significativa de jogos é uma realidade encarada com bons olhos por Micael Sequeira, que gostava de mais meses como Janeiro no calendário do futebol feminino português: “Desde que haja uma boa base de sustentação, não há problema nenhum em jogar quarta-feira e domingo. Jogando mais, estamos a aumentar o rendimento e a performance desportiva porque o melhor treino é o jogo e quanto mais jogarem, melhor vão jogar e vão evoluir, mais potenciadas vão ficar”.
Andrea Norheim, defesa central da equipa Leonina, fez também a antevisão ao jogo diante do Vilaverdense FC, indo ao encontro das palavras do técnico: “Elas não começaram bem a época, mas sabemos que todos os jogos são difíceis e que estas equipas geralmente jogam num bloco muito baixo, por isso vai ser um jogo duro para nós. Temos de fazer o nosso melhor e conquistar os três pontos”.
Nesse sentido, Andrea Norheim não acredita em facilidades, mas referiu que o foco está no que a equipa verde e branca pode fazer: “Só nos focamos em nós, no que temos de fazer, em circular a bola rápido, em criar as nossas oportunidades e em sermos eficientes”.
A jogadora salientou ainda a motivação que traz à equipa não ter sofrido qualquer golo nos dois jogos anteriores [FC Famalicão, para a Liga e SF Damaiense, para a Taça da Liga]: “É muito importante, somos até ao momento a melhor defesa e queremos manter isso. É importante para construirmos a nossa confiança e para mostrarmos que somos das melhores equipas. É excelente termos registado grandes vitórias, com muitos golos e sem sofrer”.
A futebolista norueguesa sublinhou também o quanto é bom o Sporting CP estar envolvido em três frentes. “Temos tido um mês de Janeiro muito preenchido, com jogos e viagens. Não temos treinado muito, mas é bom ter muitos jogos, fisicamente e mentalmente é duro, mas creio que nos estamos a sair muito bem e só pensamos em terminar bem o mês”, disse.
Maiara Niehues, Telma Encarnação, Maísa Correia, Ria Bose e Gabriela Vinhas estão indisponíveis para o jogo em Vila Verde.