Primeiro desaire ao fim de 19 jogos
13 Mar, 2021
Equipa B derrotada pelo CF Estrela da Amadora com um golo de penálti
A equipa B do Sporting CP perdeu, este sábado, com o CF Estrela da Amadora por 1-0, em jogo da 20.ª jornada da série G do Campeonato de Portugal, mantendo ainda assim a esperança de conseguir uma vaga na fase de subida, em que se vai decidir quem ascende à segunda liga.
No regresso ao histórico Estádio José Gomes, que durante anos foi um dos palcos recorrentes da primeira divisão do futebol nacional, Filipe Celikkaya promoveu as entradas de Chico Lamba e Nuno Moreira no onze e voltou a apostar na titularidade de Luiz Phellype no ataque.
Em perspectiva estava um grande jogo de futebol entre os dois primeiros da série G, mas a verdade é que os minutos iniciais deixaram claro que tudo seria decidido nos pormenores, pois nenhuma das partes se dispôs a arriscar demasiado. Muito coesas em termos defensivos e preocupadas com os aspectos tácticos, ambas as equipas tentavam encontrar espaços na estrutura adversária, mas as oportunidades de golo foram inexistentes até aos 25 minutos.
Ainda antes da meia hora, Elves Baldé saiu lesionado e deu o lugar a Dimitar Mitrovski, numa altura em que o jogo estava cada vez mais ‘quente’ devido a algumas faltas mais duras e aos ânimos exaltados, tanto dentro como fora do relvado, que resultaram na amostragem de um total de sete cartões amarelos na primeira parte. Com o aproximar do descanso, o Sporting CP foi ganhando maior ascendente no ataque, mas sem conseguir traduzir isso em golos.
No regresso para a segunda parte, a toada de jogo não se alterou, com muitos duelos físicos e as equipas a jogarem em espaços reduzidos. Aos 66 minutos, o CF estrela da Amadora obrigou André Paulo a esforçar-se, naquela que foi a primeira ocasião do encontro. No entanto, logo a seguir, o Sporting CP também criou alguma aflição aos amadorenses, que viram um dos seus defesas, já apertado, acertar com a bola no poste da própria baliza na sequência de um canto.
Aos 72’, o CF Estrela da Amadora fez o 1-0 de penálti, por Zé Pedro, mas o Sporting CP nunca baixou os braços e foi em busca da igualdade. Já com Tiago Ferreira em campo, os Leões fixaram-se no meio-campo do adversário, que apresentou um onze com uma média de mais de 25 anos de idade, bastante superior aos 21 do Sporting CP, e rondaram por diversas vezes a baliza adversária, mas sem os resultados pretendidos. No final, 1-0 para a equipa da casa.
Os Leões, actuais segundos classificados com 42 pontos, menos quatro do que o líder CF Estrela da Amadora, voltam a entrar em acção apenas no próximo domingo, dia 21 de Março, na recepção ao Oriental Dragon FC, naquele que será o antepenúltimo jogo da primeira fase.
Sporting CP: André Paulo, João Oliveira (Loide Augusto, 53’), Chico Lamba, João Ricciulli, Mees de Wit, Rodrigo Fernandes, Bruno Paz (C), Tomás Silva, Nuno Moreira (Tiago Ferreira, 75’), Elves Baldé e Luiz Phellype