Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Filipe Çelikkaya: "Temos de nos reinventar todos os anos"

Por Sporting CP
08 Ago, 2023

Equipa B arranca Liga 3 na quarta-feira (18h00)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quarta-feira (18h00), o Amora FC na primeira jornada da série B da Liga 3 para inaugurar oficialmente a temporada de 2023/2024.

Na antecâmara do encontro, Filipe Çelikkaya, treinador dos jovens Leões, fez a antevisão em declarações à Sporting TV, sublinhando que nesta fase inicial “as sensações são idênticas às dos anos anteriores”. “Temos de nos reinventar, é esse sentimento que transportamos em todos os inícios de época. São vários jovens a subir de escalão para uma nova realidade e outros com oportunidades de estreia na equipa A. Tem sido esse o crescimento dentro da formação do Clube e é assim que vai continuar", começou por dizer.

Encerrada a pré-temporada com cinco vitórias sobre Caldas (2-1), Atlético CP (0-1), Amora FC (2-1), CA Pêro Pinheiro (2-0) e SU Sintrense (3-0) e um empate com o Estoril (1-1), o técnico verde e branco salientou que esta foi uma fase que serviu para o "conhecimento mútuo entre jogadores e treinadores" e para traçar "os objectivos individuais e colectivos". Ainda assim, realçou Çelikkaya, é na fase de competição que se retira "um conhecimento mais profundo daquilo que os jogadores conseguem fazer e da forma como respondem ao sucesso e ao insucesso dia-a-dia".

Depois, o treinador enalteceu que "a equipa B surge para diminuir a mudança brusca" do futebol de formação para o profissional, considerando que esse tem sido um objectivo cumprido com distinção. "É de salutar os 13 jogadores formados na Academia que tivemos na apresentação da equipa A. Tem havido um crescimento muito grande, de há quatro anos para cá, naquilo que tem sido o desenvolvimento de jogadores, que é o nosso grande objectivo", atentou.

Além disso, Filipe Çelikkaya afirmou que esse dado tem de passar "uma grande mensagem de motivação e duvido que aconteça em muitos clubes da Europa ou do mundo". "É difícil chegar a um contexto da equipa A, mas sabemos que há espaço para essas oportunidades e eles têm-nas todos os dias para mostrar a sua qualidade e competência", acrescentou, antes de se debruçar sobre o primeiro adversário, a nível oficial, em 2023/2024.

"[Amora FC] Terminou a fase de apuramento do ano passado no primeiro lugar, tem qualidade e, por isso, esperamos aqui um jogo altamente competitivo para os nossos jovens jogadores. Vamos assumir o jogo, até porque jogamos em casa, mas quando não tivermos a bola temos de responder muito bem”, alertou, resumindo: “É um adversário difícil e vamos dar tudo para vencer o jogo".

Depois, embora tenha destacado o "conforto" de jogar em casa na primeira jornada, o técnico realçou ainda a importância de, por outro lado, estes jovens jogadores sentirem também o "desconforto desta liga muito competitiva". "Têm de se adaptar ao contexto e queremos ajudá-los a crescer”, disse, antes de garantir, por fim, que “vão dar uma boa resposta".

Já Tiago Ferreira, criativo de 21 anos da equipa B, não escondeu “as saudades” de “regressar à competição”. "Agora, é entrar com tudo", atirou, inicialmente, o jovem jogador que dividiu a sua pré-época entre a formação secundária e o estágio no Algarve da equipa principal. 

"Fiquei muito feliz. Qualquer jogador quer estar junto da equipa principal, mas agora o foco agora é outro, aqui na equipa B e na Liga 3", afirmou, embora também tenha destacado a “motivação” que significa ver 13 jogadores da formação presentes na apresentação da equipa A para 2023/2024. “Tendo um comportamento correcto e trabalhando todos os dias, a oportunidade vai aparecer e é uma questão de agarrá-la", acrescentou.

Depois, olhando de seguida para o trabalho de preparação realizado com a equipa B, Tiago Ferreira considerou que “foram bons jogos para ganhar ritmo e viram-se coisas boas”, seguindo-se agora o momento de “aplicá-las no início do campeonato”.

O esquerdino sublinhou ainda que a Liga 3 é “muito intensa”, o que é positivo para “crescer” e estar “preparados para todos os desafios”, considerou, antes de lançar o embate com o Amora FC: "Esperamos um jogo difícil, contra uma equipa bem preparada e com os objectivos claros, mas nós estamos confiantes, trabalhámos bem e sabemos do nosso valor. Estamos prontos para começar".