Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reacção insuficiente frente à A. Académica de Coimbra

Por Sporting CP
03 Set, 2023

Equipa B derrotada na Academia Cristiano Ronaldo (1-2)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este domingo, a A. Académica de Coimbra e caiu por 1-2 na quinta jornada da série B da Liga 3.

Os jovens Leões ainda conseguiram reagir ao primeiro golo dos eficazes estudantes, mas logo no início da segunda parte o 1-2 obrigou a uma reacção verde e branca que, a espaços, acabou por ser insuficiente.

Para enfrentar uma ainda invicta formação da A. Académica de Coimbra, Filipe Çelikkaya, treinador verde e branco, promoveu duas alterações face ao onze inicial apresentado, na jornada anterior, na vitória por 0-2 em casa do Atlético CP: Rodrigo Ribeiro e Afonso Moreira – este em estreia pela equipa B em 2023/2024 - foram titulares nos lugares de Rafael Nel e Vando Félix.

O duelo iniciou-se muito dividido, mas morno, com raras aproximações a ambas as balizas. Contudo, uma verdadeira oportunidade bastou para a formação de Coimbra, que através de uma boa desmarcação e consequente finalização de Tiago Veiga chegou ao 0-1 à passagem do quarto de hora de jogo – a equipa B não sofria qualquer golo há duas partidas consecutivas.

Pouco depois, Tiago Ferreira tentou responder de imediato ao golo adversário, mas um primeiro remate, de longe, do capitão Leonino saiu ligeiramente ao lado, tal como um pontapé de canto que pareceu ‘envenenar-se’ rumo à baliza de Carlos Alves.

Nesta fase, os jovens Leões cresceram perante os estudantes e foi já perto da meia hora que a igualdade se repôs no marcador. Rodrigo Ribeiro, lançado na profundidade, trabalhou dentro da área e serviu, com um passe da morte, Manuel Mendonça, que encostou para o 1-1 - foi o primeiro golo do médio de 18 anos pela equipa B do Sporting CP.

Depois, o jogo voltou a ficar muito equilibrado - um pouco mais duro e disputado essencialmente a meio-campo – com uma pressionante A. Académica de Coimbra a conseguir ter mais bola (45%-55% ao intervalo), mas sem efeitos prácticos. O 1-1 e a toada do jogo seguiram para os segundos 45 minutos, que contaram, além disso, com o aparecimento de chuva e com a estreia - positiva - do reforço Pedro Bondo de Leão ao peito – entrou para o lugar de David Monteiro na lateral esquerda.

E logo a abrir, os jovens Leões - sinal mais no reatamento - podiam ter completado a reviravolta, mas os remates de Tiago Ferreira e Manuel Mendonça saíram, respectivamente, para defesa de Carlos Alves e o outro muito perto do poste. No entanto, mais eficazes foram os estudantes, que pouco depois apontaram o 1-2 num forte pontapé de ressaca de Chico, à entrada da área, após um canto.

À procura de uma reacção, Filipe Çelikkaya trocou Afonso Moreira por Diogo Cabral e, mais tarde, arriscou com as entradas do extremo Vando Félix e do médio Alexandre Brito, retirando dois médios, Miguel Menino e Diogo Abreu. Ainda assim, a A. Académica de Coimbra manteve-se confortável em campo, conseguindo gerir e minimizar o ímpeto verde e branco.

Já na última cartada, o técnico Leonino colocou mais uma unidade ofensiva: o avançado Rafael Nel entrou para a saída do lateral Leonardo Barroso. Nesta recta final, a posse de bola foi monopolizada pelos jovens Leões, porém, apesar do esforço e muita insistência, os caminhos para a baliza visitante continuaram por encontrar.

Além disso, já em cima do minuto 90, o guardião Diego Calai ainda brilhou ao travar um pontapé de penálti de Perea, mantendo a equipa B à procura do empate até ao último apito. Empate esse que podia ter chegado num derradeiro cabeceamento de Chico Lamba, mas a bola morreu nas mãos de Carlos Alves e o 1-2 foi definitivo.

Assim, os jovens Leões continuam com nove pontos no segundo lugar - agora em igualdade pontual com os estudantes - e na próxima jornada deslocação ao terreno do SU 1.º de Dezembro.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Leonardo Barroso (Rafael Nel, 72’), João Muniz, Chico Lamba, David Monteiro (Pedro Bondo, 46’), Diogo Abreu (Vando Félix, 66’), Miguel Menino (Alexandre Brito, 66’), Manuel Mendonça, Afonso Moreira (Diogo Cabral, 60’), Tiago Ferreira [C] e Rodrigo Ribeiro.