Reviravolta para a vitória na estreia na Premier League International Cup
18 Out, 2024
'Bis' de Flávio Gonçalves na recta final deu a volta ao Crystal Palace FC (1-2)
Em estreia na Premier League International Cup, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu os ingleses do Crystal Palace FC por 1-2, esta sexta-feira à noite, no jogo referente à primeira jornada do grupo D. Este torneio reúne as 12 melhores formações de Inglaterra (sub-21) com 12 outras convidadas de toda a Europa e o Sporting CP é participante pela primeira vez.
Neste primeiro passo na prova, os jovens Leões superaram o actual campeão em título e Flávio Gonçalves, de apenas 17 anos, saiu do banco de suplentes para ser o herói verde e branco em pleno Selhurst Park, casa do Crystal Palace FC na Premier League. O jovem extremo entrou aos 71 minutos e marcou aos 76’ e aos 83’ para dar a vitória em Inglaterra aos jovens Leões, que se viram a perder à entrada da segunda parte mesmo quando tinham sido a equipa mais perigosa até então.
Além deste emblema londrino (um ponto em dois jogos), o Sporting CP (três pontos após a estreia) partilha o grupo D com as formações de Chelsea FC (três pontos em dois jogos), RB Leipzig (três pontos em dois jogos), Real Sociedad (um ponto em um jogo), Southampton FC (ainda não jogou), Brighton & Hove Alvion FC (três pontos em um jogo) e RSC Anderlecht (zero pontos após um jogo).
Para iniciar o encontro, a formação verde e branca apresentou-se com uma mescla de jogadores oriundos das equipas sub-19, sub-23 e B dos Leões, cujo ‘onze’ foi composto por Francisco Silva na baliza, Leonardo Barroso, Pedro Silva e Atanásio Cunha no trio de centrais, os corredores ficaram entregues a Mauro Couto (direita) e Nilton Cardoso (esquerda), enquanto Alexandre Brito e Diogo Abreu foram os médios e o ataque ficou ocupado pela mobilidade de Rodrigo Marquês, Luís Gomes e Lucas Anjos.
E foi logo nos instantes iniciais que os jovens Leões deram o primeiro – e claro – sinal de perigo, mas o belo remate em arco de Nilton Cardoso embateu na trave. Pouco depois, Luís Gomes rematou fraco para as mãos de Louie Moulden, guarda-redes do Crystal Palace FC.
Já na resposta da equipa da casa, que foi apostando num jogo mais directo, o avançado Jemiah Umolu surgiu na cara do golo, mas Francisco Silva levou a melhor com uma ‘mancha’ - na única chance dos britânicos na primeira parte - e manteve tudo na mesma à passagem do quarto de hora.
Superada uma fase em que o jogo esteve mais dividido e algo longe das balizas, na recta final do primeiro tempo o Sporting CP voltou a assumir o ascendente e podia ter inaugurado o marcador. Primeiro de fora da área e, depois, dentro dela – em zona privilegiada -, Nilton Cardoso teve novamente nos pés as melhores oportunidades, porém ambas saíram à figura do guardião local e o nulo no marcador foi intacto para a segunda parte – embora por pouco tempo.
Até então, os jovens Leões tinham sido mais perigosos, mas seriam castigados por um Crystal Palace FC que se revelou eficaz logo no reatamento. Aos 52 minutos, o emblema do Sul de Londres aproximou-se da baliza verde e branca através de uma jogada simples e fez o 1-0 por Jemiah Umolu, que desta feita finalizou com sucesso por entre as pernas de Francisco Silva.
Pouco depois da hora de jogo, Tiago Teixeira fez as primeiras mexidas e lançou Samuel Justo e Rafael Besugo para ir em busca do empate, mas voltou a ser a equipa da casa – aproveitando o espaço - a ficar perto do golo, negado pelo guarda-redes Leonino.
De seguida, Luís Gomes deu o seu lugar ao jovem Flávio Gonçalves para refrescar o ataque, até então sem rasgo, e a ‘cartada’ não podia ter sido mais certeira. Um toque subtil de Besugo deixou a bola, à entrada da área, à mercê de Flávio Gonçalves e o seu remate saiu perfeito e sem hipóteses para o fundo das redes à falta de 15 minutos para o fim.
Galvanizados e de novo na discussão pela vitória, logo a seguir, só faltou um desvio à altura para coroar uma excelente arrancada e cruzamento de Leonardo Barroso. No entanto, a reviravolta verde e branca confirmar-se-ia mesmo aos 83 minutos e outra vez pelos pés de Flávio Gonçalves, que aproveitou uma bola perdida na área para fazer o 2-1.
Num ‘abrir e fechar de olhos’, à boleia do extremo de 17 anos que tem dividido a sua época nos sub-19 e sub-23, o Sporting CP descomplicou um jogo que estava difícil e encaminhou o triunfo na estreia, em pleno Selhurst Park.
Até ao apito final, no entanto, os jovens Leões de Tiago Teixeira viram-se obrigados a jogar alguns minutos reduzidos a dez, devido a lesão momentânea do capitão Pedro Silva, mas mostraram a sua versão mais lutadora e aguentaram com sucesso o último esforço do Crystal Palace FC. Missão cumprida em Londres e primeiros três pontos somados na estreia na Premier League International Cup.
Sporting CP: Francisco Silva [GR], Mauro Couto, Leonardo Barroso, Pedro Silva [C], Atanásio Cunha (Ivanildo Mendes, 85’), Nilton Cardoso (Rodrigo Cabrito, 85’), Alexandre Brito, Diogo Abreu (Samuel Justo, 62’), Rodrigo Marquês (Rafael Besugo, 62’), Luís Gomes (Flávio Gonçalves, 71’), Lucas Anjos