João Virgínia reforça Leões
24 Ago, 2021
Guarda-redes de 21 anos emprestado até ao final da época
João Virgínia é a mais recente contratação para a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. O internacional sub-21 por Portugal chega do Everton FC por empréstimo até ao final da época, integrando o plantel às ordens de Rúben Amorim.
Já de Leão ao peito e após a fotografia habitual com Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP, João Virgínia não escondeu a sua felicidade pela chegada a Alvalade.
"Estou mesmo muito feliz por poder representar este clube", começou por dizer aos meios de comunicação do emblema Leonino, continuando. "Regressar a Portugal era um dos meus objectivos, por isso quando soube que o Sporting CP estava interessado fiquei muito feliz e quis logo vir", admitiu o jovem, que estava em Inglaterra desde 2015.
Colega de equipa de vários jovens Leões na selecção sub-21 de Portugal, João Virgínia mostrou-se também satisfeito com a mistura de juventude e experiência que compõe o plantel do Sporting CP, acreditando que assim todos podem "crescer juntos" e "aprender com os mais velhos".
"Há muita competitividade no grupo e isso é perfeito", realçou ainda o mais recente reforço verde e branco, antes de abordar os elogios feitos por Rúben Amorim na última conferência de imprensa. "É sempre bom ser elogiado", referiu o guardião de 21 anos, garantindo, no entanto que "agora vou ter de provar isso todos os dias nos treinos e nos jogos".
Trabalhar de perto com Jorge Vital e Tiago Ferreira, experientes treinadores de guarda-redes dos Leões, é outra das aliciantes destacadas por João Virgínia. "Quando surgiu a hipótese de vir para o Sporting CP, pensei que seria excelente trabalhar com o míster Vital e o Tiago Ferreira. Estou muito feliz", apontou, antes de se dirigir aos adeptos, deixando uma certeza: "Vou dar tudo pelo Sporting CP".
O novo guarda-redes Leonino deixou Portugal em 2015, quando trocou o SL Benfica pelo Arsenal FC para terminar a sua formação. Em 2018/2019, João Virgínia rumaria então ao Everton FC, sendo emprestado na época seguinte ao Reading FC. Já na temporada transacta, o jovem guardião estreou-se na equipa principal do Everton FC, somando minutos na Premier League e tendo realizado mais dois jogos, um para a FA Cup e outro para a League Cup.
A nível internacional, João Virgínia conta já com um longo trajecto nas selecções jovens de Portugal, tendo feito parte - juntamente com Rúben Vinagre - da geração de 1999 que venceu os Campeonatos da Europa de sub-17 (2016) e sub-19 (2018).