Triunfo no regresso da Liga
03 Abr, 2022
2-0 diante do FC Paços de Ferreira com golos de Pablo Sarabia e Nuno Santos
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo, o FC Paços de Ferreira por 2-0 em jogo da 28.ª jornada da Liga Portugal, disputado no Estádio José Alvalade.
Com este triunfo, a formação Leonina aproximou-se do primeiro lugar da tabela, antes de o líder jogar, e aumentou a distância pontual para o terceiro posto. O Sporting CP está a três pontos da liderança e deixou o terceiro lugar a nove.
Para esta partida, que marcou o regresso do campeonato após a paragem para as selecções nacionais, Rúben Amorim apostou de início em Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, João Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Santos, Pablo Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves.
Sporting CP a mandar no encontro, com o FC Paços de Ferreira a saber fechar os caminhos para a baliza nos primeiros 15 minutos, mas aos 20 os Leões passaram para a frente do marcador com um golo de Pablo Sarabia na marca de 11 metros. André Ferreira para um lado, bola para o outro, com o espanhol a somar o 15.º golo de Leão ao peito, o nono no campeonato.
Para isso valeu, mais uma vez, o VAR. Isto porque a primeira reacção do árbitro, após Paulinho ter caído na área, foi dar cartão amarelo ao avançado Leonino por simulação, mas as imagens foram claras e Vítor Ferreira acabou por retirar o cartão a Paulinho e assinalar pontapé de penálti com o guardião pacense a ser admoestado.
Após a meia hora de jogo, o Sporting CP esteve perto do 2-0 primeiro por Paulinho, que viu André Ferreira segurar o esférico, e depois por Pedro Gonçalves, num remate de primeira, após receber de Pedro Porro, mas a bola saiu por cima da baliza pacense.
Com 1-0 no marcador, o FC Paços de Ferreira também acreditou que podia marcar, mas Antonio Adán - sem nenhuma grande defesa esta noite - evitou que isso acontecesse, saindo dos postes e evitando qualquer sobressalto. Isto já depois de Nico Gaitán sair lesionado, obrigando a mexidas no lado visitante ainda na primeira metade.
No regresso dos balneários, o FC Paços de Ferreira entrou melhor com o Sporting CP a não conseguir criar situações de perigo e Rúben Amorim a mexer antes da hora de jogo, fazendo sair João Palhinha - já amarelado - e Pedro Gonçalves e entrar Manuel Ugarte e Marcus Edwards.
Ambos entraram bem na partida com o Sporting CP a apresentar melhorias, mas a bola foi teimando em não entrar na baliza. Pressão alta com os Leões instalados na área pacense e a criar ocasiões de golo por Matheus Nunes, Marcus Edwards e Paulinho e ainda Pablo Sarabia a atirar à barra num remate de fora da área.
Tanta oportunidade acabou por, finalmente, dar em golo aos 72 minutos. Passe longo de Manuel Ugarte com Nuno Santos sem marcação a entrar na área e a fazer o 2-0 para o Sporting CP. Logo a seguir Pablo Sarabia teve o 3-0 nos pés, mas o remate saiu ao lado.
A 15 minutos do final do encontro, Rúben Amorim voltou a mexer, fazendo sair Paulinho e Pedro Porro e entrar Slimani e Ricardo Esgaio. Dez minutos depois também ainda entrou Daniel Bragança para o lugar de Matheus Nunes.
Sem mais alterações no marcador, o Sporting CP acabou por vencer por 2-0, somando mais três pontos de forma totalmente justa. A turma de Alvalade volta agora a jogar no próximo sábado, às 20h30, em casa do CD Tondela.