Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Noite infeliz frente ao Olympique de Marseille

Por Sporting CP
12 Out, 2022

​Sporting CP derrotado após jogar mais de meia-hora reduzido a nove unidades (0-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o Olympique de Marseille por 0-2, esta quarta-feira, em duelo da quarta jornada do grupo D da UEFA Champions League. Os Leões mantêm ainda assim tudo em aberto relativamente ao acesso à próxima fase, ocupando a terceira posição com os mesmos seis pontos dos franceses, que são segundos.

Rúben Amorim trocou três peças em relação ao onze apresentado diante do CD Santa Clara, com o estreante a titular Franco Israel a assumir a baliza em detrimento do castigado Antonio Adán, Gonçalo Inácio a entrar para o lugar do lesionado Jeremiah St. Juste e, ainda, Francisco Trincão de regresso ao trio de ataque, formado também por Marcus Edwards e Pedro Gonçalves.

Com o Estádio José Alvalade bem composto, num ambiente digno de noite europeia, a partida arrancou equilibrada. Ainda assim, aos 17 minutos, os Leões sofrerem um duro revés com o árbitro a assinalar penálti e a mostrar o segundo amarelo e consequente vermelho a Ricardo Esgaio. Na conversão, Guendouzi não tremeu e colocou os visitantes na dianteira do marcador.

Com o Sporting CP reduzido a dez unidades, Hidemasa Morita saiu para a entrada de Fatawu Issahaku, que fez assim a sua estreia na prova, de forma a reorganizar a estrutura verde e branca. Depois disso, como seria de esperar, seguiu-se um período de ascendente dos gauleses, que obrigaram Franco Israel a mostrar serviço e chegaram ao 0-2 por Alexis Sánchez, aos 31 minutos.

Rúben Amorim voltou então a responder com mexidas, lançando José Marsà e Sotiris Alexandropoulos para os lugares de Coates e Edwards, o que permitiu ao Sporting CP passar a ter mais bola e estancar os caminhos para a sua baliza até ao intervalo. Nas raras vezes em que isso não aconteceu, Franco Israel voltou a exibir-se em bom plano com um par de intervenções.

No reatamento, Trincão ficou nos balneários e Flávio Nazinho foi a jogo, vendo o Sporting CP entrar com vontade de virar o resultado negativo. Logo nos segundos iniciais, Matheus Reis apareceu na área com perigo e viu o remate ser bloqueado por um adversário, no entanto depois disso a turma marselhesa voltou a assumir as rédeas, fruto da sua vantagem numérica.

Em cima da hora de jogo, foi a vez de Pedro Porro entrar em campo por troca com Nuno Santos, ao que se seguiu um novo contratempo para os Leões. Pedro Gonçalves também recebeu ordem de expulsão, por acumulação de amarelos, e complicou ainda mais as contas para o Sporting CP, que passou a actuar com apenas nove unidades ainda com cerca de 30 minutos para disputar.

Ainda assim, a verdade é que depois disso o ritmo diminuiu bastante e, apesar de o Olympique de Marseille ter tido mais posse, foram raros os lances em que criou real perigo. As excepções chegaram através de alguns remates fora do alvo e de uma bola que acertou no poste após um corte de Marsá dentro da pequena área. Até final, o resultado não voltou a sofrer qualquer alteração, num duelo que ficou praticamente sentenciado devido às expulsões no lado Leonino.

A quinta e penúltima jornada da UEFA Champions League está agendada para o próximo dia 26 de Outubro, com os Leões a deslocarem-se a Londres para defrontar o Tottenham Hotspur FC. Antes disso, a turma verde e branca defronta o Varzim SC, no domingo, para a Taça de Portugal.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita (Fatawu Issahaku, 22’), Manuel Ugarte, Nuno Santos (Pedro Porro, 59’), Francisco Trincão (Flávio Nazinho, 45’), Marcus Edwards e Pedro Gonçalves.