Ousmane Diomande homenageado na Embaixada da Costa do Marfim
01 Mar, 2024
Evento decorreu esta sexta-feira
Ousmane Diomande, futebolista do Sporting Clube de Portugal, foi, esta sexta-feira, homenageado na Embaixada da Costa do Marfim, de onde é natural.
O evento decorreu no seguimento da conquista da Taça das Nações Africanas pela selecção da Costa do Marfim, da qual Ousmane Diomande fez parte. O defesa-central de 20 anos foi recebido pela embaixadora Annick Capet-Bakou, tendo participado ainda dezenas de marfinenses residentes em Portugal.
“Sinto-me muito feliz, é uma honra para mim. Quando fui informado fiquei muito, muito feliz e surpreendido. É algo que significa muito para mim”, começou por dizer Ousmane Diomande aos meios de comunicação Leoninos após a homenagem.
Sobre a Taça das Nações Africanas, o jogador destacou o facto de ter sido conquistada precisamente na Costa do Marfim: “Jogámos em casa e, por isso, teve um sentimento diferente. Ganhar perante a nossa família e amigos é muito especial. O sentimento é fantástico”.
Por fim, Ousmane Diomande mostrou-se feliz por ter partilhado o momento com os compatriotas na Embaixada, onde conseguiu matar algumas saudades do seu país.
“Adoro a comida da Costa do Marfim e espero que todos tenham gostado. Sinto-me em casa quando vejo e falo com pessoas do meu país”, concluiu.
Annick Capet-Bakou também falou e explicou que, “para a Costa do Marfim é uma honra receber na Embaixada um jogador dos elefantes” (nome dado à selecção do país). “É importante, para nós, ter um jogador da Costa do Marfim aqui. É um exemplo dos laços entre os nossos dois países”, acrescentou.
Apesar de não ser grande fã de futebol, excepto “durante a Taça das Nações Africanas e o Campeonato do Mundo”, a embaixadora não quis perder a oportunidade de congratular o Sportinguista.
“Quando soube que tínhamos um jogador aqui, em Portugal, pensei imediatamente que ele tinha de ver aqui para receber uma homenagem da Embaixada. Estamos aqui para os marfinenses que moram em Portugal. Ele é um bom exemplo, porque foi registado aqui, na Embaixada, pelo que foi fácil entrar em contacto. Não fiquei surpreendida quando ele concordou em vir. É alguém de que gosta do país dele, mesmo trabalhando noutro país”, referiu, garantindo que, “com certeza”, vai passar a torcer pelo Sporting CP a partir deste dia.
Por fim, Annick Capet-Bakou falou sobre a forma como Portugal e o Sporting CP têm acolhido e desenvolvido os futebolistas da Costa do Marfim: “Pedi aos membros da Embaixada para encontrarem todos os jogadores da Costa do Marfim em Portugal e parece que existem 23, por isso quer dizer que Portugal é um bom país para os jogadores marfinenses. Tenho a certeza de que o Ousmane Diomande foi recebido como um filho no Sporting CP. Obrigada, também, por terem recebido o nosso jogador e parabéns pelo que fizeram por ele. Tenho a certeza de que isso contribuiu para a vitória da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas”.