Decisão da eliminatória segue para Itália
06 Mar, 2024
Novo duelo vivo com a Atalanta BC acabou empatado (1-1)
No Estádio José Alvalade, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, esta quarta-feira, os italianos da Atalanta BC e empatou 1-1 no jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League. A eliminatória segue em aberto para Bérgamo, onde tudo se vai decidir na próxima quinta-feira.
Os Leões de Rúben Amorim até entraram melhor e tiveram eficácia para chegar ao 1-0, mas a forte reacção do pressionante conjunto de Gian Piero Gasperini serviu para tomar conta da partida e empatar ainda antes do intervalo. Depois desse domínio alternado numa primeira parte mais viva, a segunda foi, sobretudo, equilibrada, mas oportunidades nunca faltaram no encontro – houve quatro bolas nos postes, uma para o Sporting CP e três para a Atalanta BC.
Em busca de encadear a terceira vitória consecutiva e continuar a gestão física do plantel, Rúben Amorim, treinador verde e branco, fez sete alterações no onze inicial relativamente ao apresentado, há cerca de 72 horas, diante do SC Farense (3-2), também em Alvalade – do qual só ‘resistiram’ Franco Israel, Ousmane Diomande, Matheus Reis e Marcus Edwards.
Sebastián Coates, Eduardo Quaresma, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Koba Koindredi (estreia como opção inicial), Francisco Trincão e Paulinho foram titulares, enquanto Jeremiah St. Juste, Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Nuno Santos e Viktor Gyökeres começaram no banco de suplentes - e Pedro Gonçalves juntou-se aos lesionados Antonio Adán e Gonçalo Inácio nas baixas. Destaque ainda para a presença do extremo Geovany Quenda, de apenas 16 anos, na ficha de jogo.
Do outro lado, o conjunto transalpino - único a vencer em casa dos Leões nesta temporada - regressava a Lisboa em pleno período de três jogos sem vencer (duas derrotas e um empate) – todos para a liga italiana, onde estão no sexto lugar – depois de terem somado seis triunfos consecutivos. E tal como Amorim, devido às exigências do calendário, Gian Piero Gasperini também deixou fora do seu ‘onze’ alguns dos jogadores normalmente mais utilizados: entre eles, Teun Koopmeiners, Giorgio Scalvini, Charles De Ketelaere ou Davide Zappacosta – no horizonte têm a visita à Juventus FC.
Já com a bola a rolar em Alvalade, contrariamente ao primeiro duelo desta época entre Leões e bergamaschi, foi o Sporting CP a entrar mais ‘mandão’ nos duelos e seguro com bola e logo à passagem do sétimo minuto podia ter marcado, porém Edwards, após uma finta estonteante, não conseguiu encontrar o destinatário certo para o seu passe rasteiro a pedir um desvio à boca da baliza.
A toada do jogo seguiu morna entre duas equipas calculistas, até que os comandados de Amorim encontraram um ‘buraco’ na pressão italiana e, de forma simples, fizeram tudo bem até ao golo. Trincão recebeu, entrelinhas, em zona baixa, rodou, conduziu para lá da linha do meio-campo e no tempo certo soltou para a corrida de Paulinho, que entrou na área e, na passada, atirou cruzado para o fundo das redes. 17 minutos e Alvalade ‘explodiu’ para voltar a entoar bem alto o nome do camisola 20, que já não marcava desde a sua última titularidade no terreno do FC Vizela para a Liga (2-5), em Janeiro.
No entanto, o 1-0 ateou o rastilho da reacção - em força - da Atalanta BC, até então muito expectante, mas assim que se aproximou da área verde e branca fê-lo com tremendo perigo. De forma quase consecutiva, o defesa Emil Holm e o avançado Gianluca Scamacca acertaram no poste da baliza de Franco Israel, que pouco depois teve de corrigir um erro na construção com uma rápida saída aos pés do jogador adversário. Já em cima da meia hora, o guardião uruguaio respondeu novamente à altura, desta vez a um remate de fora da área de Marten de Roon, capitão da formação de Bérgamo.
Quando parecia que a fase de maior aperto já se tinha dissipado, apesar da intensa pressão dos transalpinos, uma nova falha defensiva aproveitada por Ademola Lookman viria a originar o 1-1 de Scamacca aos 39 minutos. E logo a seguir, só uma incrível ‘estirada’ de Israel evitou o segundo da Atalanta BC e do seu avançado, desta vez num cabeceamento na sequência de um canto.
Desde o 1-0 até ao intervalo, os Leões sentiram muitas dificuldades para ter a bola e sair para o ataque – apesar da luta dada por Paulinho e alguns ‘fogachos’ de magia a partir das alas Leoninas – e o empate seguiu para o segundo tempo. Aproveitando o descanso, Rúben Amorim promoveu de imediato três substituições de uma assentada: entraram Gyökeres, Hjulmand e St.Juste, saíram Edwards – amarelado -, Koba e Diomande.
E a abrir o reatamento foi o Sporting CP a voltar a ameaçar, mas depois de irromper pela área visitante Geny Catamo rematou à figura do guarda-redes Juan Musso, que a seguir quase foi surpreendido por um livre de longe cobrado por Francisco Trincão.
À passagem da hora de jogo, um novo ‘esticão’ da formação de Gian Piero Gasperini ainda colocou os Leões, de novo, em sentido, mas se Lookman tirou Quaresma e Coates da frente para atirar forte ao poste, na resposta da turma de Alvalade, que foi rápida e ‘na mesma moeda’, Coates, de cabeça, acertou também no ferro, após excelente cruzamento de Trincão.
Já com Esgaio em campo por Paulinho, subindo Geny para o ataque, o equilíbrio de forças foi-se mantendo rumo à recta final da partida e nada parecia capaz de desfazer o empate, apesar das oportunidades criadas de parte a parte. Depois, um cabeceamento de Sead Kolašinac ligeiramente ao lado do alvo ainda assustou numa bola parada, mas a intensidade da partida - muito desgastante - baixou gradualmente e as equipas afastaram-se de ambas as balizas.
Aos 84 minutos, Amorim ainda lançou Bragança por Morita para dar outra frescura física ao meio-campo, mas até ao fim a Atalanta BC conseguiu ter mais bola e susteve com sucesso praticamente todos os ataques tentados pela turma de Alvalade.
À terceira partida frente aos italianos nesta época não foi desta que os Leões conseguiram levar a melhor. Sem ajuste de contas em Alvalade, está tudo por decidir na eliminatória. Antes da segunda mão, em Itália, o Sporting CP desloca-se a casa do FC Arouca para o campeonato, numa partida marcada para este domingo (18h00).
Sporting CP: Franco Israel [GR], Geny Catamo, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates [C], Ousmane Diomande (Jeremiah St.Juste, 46’), Matheus Reis, Hidemasa Morita (Daniel Bragança, 84’), Koba Koindredi (Morten Hjulmand, 46’), Marcus Edwards (Viktor Gyökeres, 46’), Francisco Trincão, Paulinho (Ricardo Esgaio, 69’).