Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Goleada na Choupana

Por Sporting CP
17 Ago, 2024

Sporting CP vence CD Nacional por 1-6

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi, este sábado, à Madeira golear por 1-6 na segunda jornada da Liga Portugal, continuando 100% vitorioso na competição.

No primeiro jogo Leonino na Choupana desde 2021, o bom tempo, com sol e muito calor - algo sempre incerto neste recinto -, foi o protagonista do embate que contou com uma alteração no 11 inicial definido por Rúben Amorim: saiu Morten Hjulmand (lesionado e fora da convocatória) e entrou Daniel Bragança, que assumiu também a braçadeira de capitão. No banco, destaque para a presença de Gabriel Silva, avançado de 17 anos.

Depois de se cumprir um minuto de silêncio em homenagem a José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal que faleceu recentemente, o jogo começou com o CD Nacional a pressionar o Sporting CP. Primeiro foi Luís Esteves, de longe, a rematar ao lado, e pouco depois também Adrián Butzke, de cabeça, falhou o alvo. Na resposta, Daniel Bragança atirou muito por cima.

O ritmo estava alto e animado e, à passagem do primeiro quarto de hora, o marcador foi inaugurado pelo emblema de Alvalade. Gonçalo Inácio recuperou a posse, Daniel Bragança deu para Pedro Gonçalves e este decidiu brilhar, driblando pelo meio da defesa contrária até, já na área, rematar com grande precisão para o fundo das redes. Explosão de alegria para os muitos Sportingistas presentes no Estádio da Madeira.

O Sporting CP cresceu no jogo e commeçou a ameaçar mais, como se viu na tentativa de Francisco Trincão por cima ou quando Geovany Quenda, após trabalhar muito bem pela direita, acertou no poste. No entanto, o CD Nacional também se foi aproximando da baliza visitante. Aos 30 minutos, Eduardo Quaresma negou o empate a Arvin Appiah com um grande corte, sendo que Vladan Kovačević defendeu com a cara quando Zé Vítor estava perto de finalizar com sucesso.

Servido por Pedro Gonçalves, Viktor Gyökeres só não marcou aos 35 minutos porque Lucas França defendeu com qualidade, sendo que os alvinegros empataram logo a seguir num forte tiro cruzado de Nigel Thomas.

A reacção do Sporting CP chegou cinco minutos depois e traduziu-se no regresso ao comando do marcador: Francisco Trincão combina muito bem com Pedro Gonçalves e entra na área para se estrear a facturar em 2024/2025. Mais um belo trabalho dos Campeões Nacionais a resultar no 1-2 com que o desafio foi para intervalo.

No segundo tempo, o CD Nacional voltou a entrar bem, agora com Arvin Appiah e Luís Esteves a testarem Vladan Kovačević, que respondeu sempre bem.

Contudo, o Sporting CP conquistou, aos 49 minutos, um pontapé de penálti por falta sobre Geovany Quenda na área madeirense. Na conversão, Viktor Gyökeres não perdoou efez o segundo golo nesta edição da Liga Portugal.

Pouco depois, mais um para a turma de Rúben Amorim: Geny Catamo roubou a bola em zona perigosa e assistiu Francisco Trincão para o bis. Num ápice, o 1-2 transformou-se em 1-4, uma vantagem bem mais confortável para o Sporting CP.

Havia a sensação clara de que os golos Leoninos não ficariam por aqui, algo que se confirmou a pouco mais de 20 minutos do fim. Depois de Geovany Quenda atirar para boa defesa de Lucas França para canto, uma jogada de laboratório terminou com Pedro Gonçalvez a fazer (mais) uma assistência, agora para Daniel Bragança fazer magia. O capitão fez o que quis dos adversários na área adversária e rematou para o 1-5.

Logo a seguir, Zeno Debast entrou para o lugar de Eduardo Quaresma e o Sporting CP não tirou o pé do acelerador. Viktor Gyökeres ameaçou aos 73 minutos, Francisco Trincão não completou o hat-trick por centímetros aos 74 e o 1-6 chegou aos 76: grande passe longo de Zeno Debast e Viktor Gyökeres ganhou metros na velocidade antes de disparar uma 'bomba' que esteve perto de furar a rede.

Geny Catamo e Hidemasa Morita deram lugar a Matheus Reis e Dário Essugo com pouco mais de dez minutos para os 90 e Viktor Gyökeres, insaciável como sempre, procurou o terceiro da tarde, mas Lucas França defendeu.

Houve ainda tempo para as entradas de Iván Fresneda e Marcus Edwards (saíram Ousmane Diomande e Francisco Trincão) e para Viktor Gyökeres acertar na trave em mais um grande momento.

O 1-6 não sofreu mais alterações e o Sporting CP é líder da Liga Portugal, visitando o SC Farense na próxima jornada, marcada para as 20h15 de sexta-feira, 23 de Agosto, no Algarve.

Sporting CP: Vladan Kovačević [GR], Eduardo Quaresma (Zeno Debast, 69'), Ousmane Diomande (Iván Fresneda, 85'), Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Hidemasa Morita (Dário Essugo, 78'), Daniel Bragança [C], Geny Catamo (Matheus Reis, 78'), Francisco Trincão (Marcus Edwards, 85'), Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.