Triunfo Leonino no Seixal
17 Ago, 2024
Sub-15 derrotam SL Benfica na estreia em 2024/2025
A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal estreou-se oficialmente na temporada 2024/2025 com uma vitória por 1-2 sobre o SL Benfica, no Seixal, em duelo da jornada inaugural da Série Sul do Campeonato Nacional.
Após cerca de um mês de preparação intensa em Alcochete, os Leões agora orientados por António Cruz - que já tinha trabalhado com vários jogadores do plantel nos sub-13 – voltaram a bater as águias pela margem mínima, depois de já o terem feito há uma semana (3-2) na final do Torneio Internacional de Abrantes.
Destaque para o facto de nove dos onze jogadores que foram titulares no Sporting CP terem realizado aqui a estreia no Campeonato Nacional de sub-15, visto que apenas Martim Ribeiro e Mélvin Rosário já tinham jogado nesta competição durante a época passada.
A partida – que foi precedida de um minuto de silêncio em homenagem a José Manuel Constantino, falecido presidente do Comité Olímpico de Portugal – arrancou dividida e nem sempre bem jogada. As equipas travaram vários duelos no centro do terreno, mas com muitas bolas no ar e poucas jogadas de entendimento.
Aos poucos, o jogo começou a abrir e viram-se as primeiras chegadas às balizas, mas as oportunidades claras de golos teimavam em não aparecer. O melhor que se viu na primeira meia-hora foi uma finalização de Eliabe Alves fora do alvo, após livre para a área, e um remate de meia-distância dos encarnados que saiu à figura.
No entanto, aos 33 minutos, Yanick Filipe inaugurou o marcador para o Sporting CP. O extremo de apenas 12 anos, que vinha sendo o principal agitador do ataque, rompeu a defesa encarnada numa excelente jogada individual e, depois de ver o primeiro remate travado, insistiu e foi compensado com um grande golo na recarga.
A partir daí, os Leões ganharam confiança e empurraram o adversário para o seu meio-campo. Luca Mello ficou perto de marcar num disparo que passou por cima da barra, mas seria Martim Ribeiro – que já tinha tirado as medidas à baliza pouco antes – a assinar o 0-2 já na compensação, com um remate cruzado de primeira.
No reatamento, o Sporting CP podia ter voltado a dilatar a vantagem muito cedo, num lance em que Yanick Filipe quase aproveitava um mau alívio do guarda-redes rival. Ainda assim, o SL Benfica respondeu de imediato com três jogadas perigosas, vendo Afonso Guerra agigantar-se entre os postes e segurar a vantagem com duas defesas providenciais.
Depois de um período em que os encarnados tentaram reagir e ameaçaram reduzir a diferença, os Leões equilibraram o tabuleiro de jogo. As ocasiões voltaram então a surgir, com Rodrigo Mendes a obrigar a defesa para canto, Diego Farinha a atirar à figura e Martim Ribeiro também a tentar a sorte, mas sem sucesso.
Aos 74 minutos, o SL Benfica encurtou mesmo a desvantagem por Duarte Mendes e relançou a discussão. Ainda assim, até final as melhores ocasiões foram do Sporting CP, que podia ter matado o jogo. Diego Moreira atirou ligeiramente ao lado e Yanick Filipe, o suspeito do costume, viu um defesa cortar o remate que se encaminhava para a baliza deserta após fintar o guarda-redes, mas o 1-2 perdurou.
Os Leões iniciaram assim da melhor forma possível a temporada com uma vitória convincente, voltando a jogar dentro de uma semana, no próximo sábado, em Alcochete, diante do Vitória FC, em duelo referente à segunda jornada.
Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Rodrigo Mendes, Victor Bastianele (Diego Andrade, 78’), Eliabe Alves, Lucas Francisco (Rodrigo Relvas, 57’), Martim Baptista (Samuel Tavares, 48’), Diego Farinha, Luca Mello (Diogo Djabi, 57’), Martim Ribeiro [C], Melvin Rosário (Diego Moreira, 48’) e Yanick Filipe.