Em vantagem na Taça da Liga
25 Set, 2022
Leoas derrotam SF Damaiense
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este domingo, o SF Damaiense por 1-0 na a primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Liga. A segunda mão está marcada para Janeiro de 2023.
As Leoas começaram a dominar desde bem cedo e foram coleccionando oportunidades de golo ao longo de toda a primeira parte. Chandra Davidson, de cabeça, esteve perto nos minutos iniciais, sendo que Ana Capeta fez o mesmo passado um quarto de hora.
Pouco depois, um remate colocado de Brenda Pérez só não deu golo porque Chandra Bednar, guarda-redes do SF Damaiense, defendeu com qualidade. No canto que se seguiu, Ana Teles cruzou e Ana Capeta atirou, de cabeça, para nova intervenção da canadiana.
Seguiram-se mais duas chances de Ana Capeta: na primeira, rematou ao lado com um desvio de uma defesa, sendo que, na segunda, respondeu ao excelente cruzamento de Cláudia Neto com novo cabeceamento para fora. Aos 37 minutos, o SF Damaiense esteve perto do golo pela primeira vez, tendo Marta Ferreira rematado para Hannah Seabert defender da melhor forma.
Ao intervalo, 0-0 no marcador.
A toada manteve-se para o segundo tempo, com apenas o Sporting CP a procurar chegar ao golo. Logo nos primeiros momentos, Ana Capeta cruzou e e Chandra Davidson cabeceou... para fora.
Estava difícil chegar ao golo e a equipa técnica começou a mexer: a meia-hora do fim, Diana Silva e Fátima Dutra entraram para as saídas de Ana Capeta e Ana Teles, respectivamente. Pouco depois, Alícia Correia protagonizou um grande remate que não passou nada longe do poste.
Finalmente, a 15 minutos dos 90, Cláudia Neto tirou da cartola um passe monumental a rasgar a defesa do SF Damaiense e a descobrir Brenda Pérez, que, na cara de Chandra Bednar, finalizou com classe. 1-0 no Estádio Aurélio Pereira.
O 2-0 esteve perto de acontecer aos 78 minutos, mas Joana Martins, em boa posição, rematou por cima. Houve ainda tempo para as entradas de Inês Gonçalves e Joana Dantas - saíram Chandra Davidson e Alícia Correia - e o 1-0 acabou por prevalecer, deixando o emblema de Alvalade em vantagem na eliminatória.
As provas domésticas vão agora parar devido aos compromissos das selecções nacionais e o Sporting CP volta a jogar a meio de Outubro, visitando o Amora FC para a Liga.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Carolina Beckert, Bruna Lourenço, Alícia Correia (Joana Dantas, 89'), Cláudia Neto, Joana Martins, Brenda Pérez, Ana Teles (Fátima Dutra, 62'), Chandra Davidson (Inês Gonçalves, 78') e Ana Capeta (Diana Silva, 62').