Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Boa resposta verde e branca merecia mais

Por Sporting CP
26 Nov, 2022

​Leoas empatam com o FC Famalicão após jogarem a segunda parte com dez (1-1)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao terreno do FC Famalicão empatar 1-1, na tarde deste sábado, em encontro da sétima jornada da Liga BPI.

As Leoas subiram ao relvado com uma revolução no onze, visto que apenas Andreia Bravo e Alícia Correia mantiveram o lugar nas escolhas iniciais após a goleada ao SC Rio Tinto (0-13) na Taça de Portugal. Do outro lado, estava a turma famalicense, que chegou a este duelo com apenas menos um ponto do que o Sporting CP e vinda de uma série de três triunfos e um empate.

Esperava-se um jogo disputado e foi isso mesmo que se viu logo desde os primeiros instantes. Apesar de a formação verde e branca ter tido quase sempre mais bola, o equilíbrio acabou por ser a nota dominante ao longo da primeira metade, com as minhotas a tentarem impor uma pressão muito alta logo no primeiro terço Leonino e as ocasiões a serem quase inexistentes.

Já perto do intervalo, as duas equipas marcaram nas primeiras situações de que dispuseram. Aos 36 minutos, Laís Araújo colocou o FC Famalicão na frente após um livre batido para a área, e apenas dois minutos depois, aos 38’, Andreia Bravo, médio de 17 anos, foi lançada no espaço por Diana Silva e atirou certeiro pelo segundo jogo consecutivo, estreando-se a facturar na Liga.

Até ao tempo de descanso, o Sporting CP assumiu-se como a equipa mais perigosa e podia ter operado a reviravolta no marcador por mais do que uma vez. Brenda Pérez, de fora da área, disparou ligeiramente por cima da barra, e Diana Silva, pouco depois, apareceu em boa posição e atirou com selo de golo, mas a guardiã Dani Neuhaus travou o remate com uma bela defesa.

No regresso para a segunda parte, o Sporting CP sofreu um duro revés logo à passagem dos 50 minutos, com Bruna Lourenço a ser expulsa num lance dividido com a ex-Leoa Raquel Fernandes. A equipa teve então de se reorganizar, pelo que Fátima Dutra entrou para o lugar de Ana Teles e assumiu a lateral-esquerda, libertando Alícia Correia para jogar como defesa-central.

Apesar de ter actuado os últimos 40 minutos em inferioridade, o conjunto verde e branco nunca se fechou atrás e continuou a ter iniciativa, não permitindo que o FC Famalicão assumisse o controlo. Mesmo tendo em conta que Hannah Seabert ainda foi chamada a intervir um par de vezes, não se notou a desvantagem numérica e o duelo continuou a ser disputado taco a taco.

Nos derradeiros 15 minutos, o Sporting CP encostou o adversário às cordas e iniciou um forcing final em busca pelo golo da vantagem. A recém-entrada Ana Capeta foi a primeira a ameaçar, com um remate perigoso, seguida de Cláudia Neto, que disparou rasteiro de longe, e Carolina Beckert, cuja tentativa passou a centímetros do travessão, mas o resultado já não se alteraria.

As Leoas voltam a jogar no próximo dia 4 de Dezembro, em casa, frente ao SF Damaiense.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Bruna Lourenço, Ana Borges [C], Chandra Davidson (Ana Capeta, 80’), Brenda Pérez, Cláudia Neto, Diana Silva, Ana Teles (Fátima Dutra, 54’), Carolina Beckert, Andreia Bravo (Joana Dantas, 74’) e Alícia Correia.